Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta quarta-feira, 13/05/2020

Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta quarta-feira, 13/05/2020

MANCHETES 
* USDA projeta super safra de soja no Brasil 
* China suspende frigoríficos australianos 
* Soja e carne exportam mais em abril 
* Fim da vacina contra aftosa - Técnicos do RS vão coletar amostras em propriedades 
* Ministérios divulgam manual com recomendações para funcionamento de frigoríficos
* IBGE aponta para recorde da atual safra de grãos
* Donald Trump não aceita falar em revisão de acordo comercial com chineses

OUÇA EDIÇÃO COMPLETA ABAIXO

NOTÍCIAS 
Governo federal divulga manual com recomendações 
São Paulo - Os Ministérios da Agricultura, da Economia e da Saúde divulgaramm um manual com recomendações para os frigoríficos em razão da pandemia do coronavírus. As orientações abordam a prevenção ao contágio do vírus nos ambientes de trabalho e, assim, manter a normalidade do abastecimento alimentar, a manutenção dos empregos e da atividade econômica.

O documento traz mais de 70 medidas.  As orientações vem num momento em que alguns frigoríficos estão ameaçados de paralisação ou mesmo fechados por conta de focos de contágio verificados. 

Porto Alegre - Nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa do Rs mediou videoconferência para tratar da situação dos frigoríficos gaúchos paralisados por conta de decisão judicial. Empresas do setor, Ministério Público, Secretaria Estadual da Agricultura e Secretaria Estadual da Saúde participaram da reunião, que teve por meta a busca de soluções para reabertura dos frigoríficos de Lajeado e Passo Fundo. 

Trump nega que esteja interessado em reabrir negociações com a China
O governo norte-americano negou rever o acordo comercial de primeira fase, firmado em 15 de janeiro, com a China, o qual obriga a compra em grande escalada pelos chineses de produtos americanos. 

Disse Trump, na Casa Branca: “Ouvi sobre essa história e posso dizer que não estou interessado em reabrir negociações comerciais com a China, que obteve vantagens sobre os Estados Unidos no comércio durante anos”.

O jornal chinês Global Times desta terça-feira informou que autoridades chinesas avaliam a possibilidade de invalidar o pacto comercial de primeira fase e negociem um novo acordo para inclinar a balança mais para o lado chinês. 

Dentro deste acordo está prevista a compra de soja americana em grande escala, o que já vem acontecendo desde janeiro deste ano. Somente em março, 1,7 milhão de toneladas negociadas. 

Técnicos do Estado designados para Vigilânicia para febre aftosa recebem orientações sobre sorologia
Porto Alegre - Mais de 50 técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural participaram na manhã desta terça-feira, de reunião virtual para alinhamento o Estudo Sorológico de Circulação Viral 2020. Repórter Thais D' Ávila.

O trabalho faz parte da Vigilância para Febre Aftosa no Rio Grande do Sul e integra o Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura.

A partir do dia 18 de maio até o dia 5 de junho serão coletadas amostras em 335 propriedades no estado. “As propriedades foram definidas pelo Ministério da Agricultura e estão localizadas em regiões com maior risco da doença ”, explica Fernando Groff do Programa de Prevenção e Combate à Febre Aftosa da SeapDR.

Ao todo,  amostras de 16,9 mil animais com até 24 meses devem ser coletadas. As análises serão feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Porto Alegre, o que deverá agilizar a emissão dos resultados. “O LFDA fará os testes somente do Rio Grande do Sul. Por isso estimamos que até agosto todo o processo estará encerrado”, afirma Groff. Ele lembra que os animais coletados não poderão ser movimentados até a conclusão da sorologia.

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal contribuiu com a compra de insumos para a sorologia. Além dos materiais para coleta e envio, os servidores vão receber também equipamentos de proteção individual para o atendimento nas propriedades.

“Todos receberão máscaras, luvas, álcool gel e face shield. Esses materiais são mais para o contato com os produtores do que para a realização da coleta nos animais”, pondera Groff.

Suínos: exportações crescem 19% em abril e atingem 72,8 mil toneladas
São Paulo - As exportações brasileiras de carne suína totalizaram 72,8 mil toneladas em abril, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).  O número supera em 19% o total embarcado no mesmo período de 2019, quando foram exportadas 61,1 mil toneladas.

No primeiro quadrimestre de 2020, as exportações brasileiras de carne suína totalizaram 280,8 mil toneladas, volume 28,4% superior ao registrado no mesmo período de 2019. As receitas com a exportações deste ano já chegam a US$ 650,3 milhões, 53,5% superior ao registrado no mesmo período de 2019. .

Entre as razões para o bom desempenho está a crise sanitária na China, causada pela Peste Suína Africana desde 2018. 
 

Soja: exportação diária está 135% maior que o mesmo período de 2019
Paranaguá  - Saíram dos portos brasileiros, nos primeiros cinco dias de maio 5,35 milhões de toneladas, o que significa a continuação do bom ritmo verificado em abril. 
 Segundo a consultoria Agifatto, o apetite chinês continua forte e a participação do país nas vendas brasileiras deve continuar acima dos 60% em maio. 
Também segundo a Agrifatto,  a carne bovina in natura teve alta nas suas exportações em abril, com a venda de 53,5 mil toneladas e uma receita de US$ 235,21 milhões. A alta é de 84,16% sobre março deste ano e 89,31% em comparação a abril de 2019. 

Safra de grãos deve fechar 2020 com alta 
Campo Grande - A safra nacional de grãos deve bater novo recorde e chegar a 247 milhões de toneladas este ano, segundo a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Repórter Lígia Souto

A marca corresponde a um aumento de 0,8% em relação à previsão de março e de 2,3% na comparação com a colheita de 2019, uma diferença de 5,5 milhõs de toneladas.
De acordo com o analista do IBGE, Carlos Antônio Barradas, esse aumento na comparação anual deve-se, principalmente, ao crescimento da estimativa de 6,7% para a soja e de 3,5% para o arroz.

Já na comparação com o mês de março, a variação de 0,8% da safra resulta do crescimento das estimativas de colheita do trigo e da soja principalmente. A cevada e a aveia, que integram junto com o milho os grãos de inverno, também subiram no comparativo mensal.

O levantamento mostra, ainda, que em 2020, Mato Grosso deve seguir como maior produtor nacional de soja.
O estado deve responder por 28,7% dos grãos a serem produzidos no país, um volume estimado de 34,7 milhões de toneladas.



China suspende quatro frigoríficos australianos da lista de exportadores
Pequim - A China suspendeu o direito de exportação para seu país de quatro grandes frigoríficos da Austrália, informou o portal australiano Beef Central. Entre as fábricas desativadas, duas pertencem à JBS Austrália. 

A suspensão ocorreu após solicitação do governo australiano de investigações sobre a origem do surto em Wuhan e da atuação do governo central da China. 
A China é o maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália. Em 2019, foram 300.000 toneladas negociadas -  29% do total embarcado pelo país.  

 USDA projeta recorde de produção da soja brasileiro
Na sua primeira projeção para a temporada, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontou que a produção brasileira de soja deve bater novo  recorde, na safra 2020/2021. O USDA diz que o país deverá colher 131 milhões de toneladas.

Para a safra 2019/2020 a estimativa foi revisada em 500 mil toneladas para menos. 

Já os Estados Unidos devem produzir 112 milhões de toneladas na próxima safra. Na última colheita americada de soja, a produção foi de 96,8 milhões. 
Já a Argentina deverá produzir 53,5 milhões de toneladas, um crescimento de 4,9% em relação às 51 milhões de toneladas deste ciclo.

Os estoques finais dos EUA da safra 2019/2020 estão em 15,8 milhões.  

Produção: Alex Soares 


 

Ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição de quarta-feira, 13/05/2020