Expointer 2020 está mantida, decidem organizadores
Reunidos na tarde desta terça-feira (5), em reunião semi-presencial, os presidentes das entidades promotoras da Expointer e o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, optaram pela realização da Expointer deste ano.
A edição de 2020 será a 50ª da história e foi estipulada para ela uma data limite até o final de setembro. Na programação original, a feira começará em 29 de agosto, com encerramento em 6 de setembro.
"Essa data-limite foi consensual, pois a partir dai há um calendário de feiras no interior e, além disso, já estaremos em pleno início de novo ciclo das lavouras de verão", comentou com o Conexão Rural o presidente da Federação Brasileira das Associações dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia.
Participante da reunião, o dirigente falou da importância do evento para as cabanhas, que assim fecham um ciclo anual com os julgamentos, classificações, premiações e leilões.
"Uma coisa é certa", ponderou o representante das associações, "Não será uma Expointer como as anteriores, pois será realizada sob a adoção de uma série de cautelas", explicou Lamachia se referindo à pandemia de Covid-19.
Mesmo com quatro meses faltando para a data original da feira, um parecer será solicitado à Secretaria Estadual da Saúde, que deverá elaborar uma lista de medidas a serem tomadas.
Regras serão adotadas
Mesmo num possível cenário de retrocesso da velocidade de contágio no Rio Grande do Sul, regras de distanciamento humano, número controlado de público e o cancelamento de eventos ou de encontros em locais fechados devem ser adotados.
Participaram também da reunião os presidentes da Farsul, Gedeão Pereira; da Ocergs, Vegílio Perius; da Fetag, Carlos Joel da Silva; da ABCCC, Francisco Fleck; e o prefeito de Esteio, Leonardo Paschoal.
Por Alex Soares
Foto: Juliana Baratojo