Alexandre Velho assumirá a presidência do Irga na próxima semana
Exclusivo CR - O novo presidente do Instituto Riograndense do Arroz será o produtor rural Alexandre Azevedo Velho. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (23), após reunião entre ele e o secretário-chefe da Casa Civil do governo estadual, Arthur Lemos, no Palácio Piratini. Velho deverá assumir o cargo já na próxima semana, quando o Irga realiza o seu Dia de Campo anual na Estação Experimental de Cachoeirinha, e um mês antes da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento que o órgão tem forte participação.

Presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros (Federarroz) por dois mandados, entre agosto de 2019 e junho de 2025, Alexandre Velho é produtor de arroz e soja em Mostardas onde também foi presidente da Associação dos Arrozeiros do município. Ele também foi membro do Conselho Consultivo da Cooperativa Palmares.
Profundo conhecedor da cadeia orizícola gaúcha, Velho, 57 anos, também tem domínio sobre a rotina e as necessidades do Irga, o qual foi conselheiro por dez anos. Entre os pares é tido como um dirigente de diálogo e sensato em suas decisões.
Sua nomeação começou a ser desenhada no último final de semana, cinco dias após Eduardo Bonotto pedir exoneração da presidência do instituto, o que pegou de surpresa produtores, políticos e servidores do órgão.Bonotto foi indicado pela bancada de deputados estaduais do seu partido, o Progressistas.
Articulação
A indicação de Alexandre Velho atende a um critério técnico-institucional, com o aval do governador Eduardo Leite (PSD). A articulação teve a influência direta do presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, num primeiro momento, e de Marcus Vinicius de Almeida, deputado estadual do Progressistas, num segundo instante. Com um bom trânsito no grupo do governo Leite, Domingos alinhavou a indicação. Já Marcus Vinícius, pertencente à base apoiadora de Leite, fez o arremate político junto a Casa Civil, durante esta semana.
