COP 30:documento do governo potencializa narrativa antiagro

COP 30:documento do governo potencializa narrativa antiagro

O agronegócio nacional precisa bem muito atento aos movimentos da COP 30. Para os tradicionais adversários, externos e internos, Belém será um palco ideal para disseminar a desinformação, promover os exageros e vilanizar a produção nacional.

A coisa já começa mal com a elaboração pelo governo Lula  do Plano Clima para a Agricultura e Pecuária, que coloca a atividade primária como principal poluidora e estabelece metas impraticáveis.

Numa versão preliminar do documento, confeccionado pelo Ministério do Meio Ambiente, a agropecuária deverá reduzir suas emissões de poluentes em 36% até 2030 e 54% até 2035. A partir dum questionável modelo de cálculo, o governo estabelece um corte 67% da emissão geral de todos os setores nos próximos nove anos. É para inglês ver!

O problema é que na metodologia do governo a conta do agronegócio é inflada pelo desmatamento nos assentamentos da reforma agrária e nas comunidades indígenas e quilombolas.

Por outro lado, o cálculo da ministra Marina Silva ignora as remoções de gás carbônico em territórios protegidos em imóveis privados, como os de Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP), além das áreas de mitigação por uso de bioinssumos e tecnologias de agricultura de baixo carbono.

A Confederação Nacional da Agropecuária (CNA) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) reagiram, pedindo uma urgente revisão do texto e que a sua divulgação seja feita após a COP, pois isso esses dados errados potencializam a projeção negativa do setor externamente e a concorrência agradece.

"O governo até admite rever os dados, mas descarta divulgá-lo depois do evento de Belém"

Já do Ministério da Agricultura não saiu uma vírgula em defesa do setor. Assim como também já é previsível a performance do ministro da Agricultura Carlos Fávaro na COP. Afinal, o que esperar de um ministro figurante, que passa o tempo se ajustando às pautas do MDA de Paulo Teixeira e procurando agradar Lula?

Caberá às entidades representativas fazer o contraponto à narrativa de um só lado que se ensaia para CPO 30.

 

 

Comentário 15 de Outubro de 2025