Federações de agricultura reelegem João Martins na CNA

Federações de agricultura reelegem João Martins na CNA

Por unanimidade as 27 federações da agricultura e Pecuária do Brasil reelegeram o empresário rural baiano João Martins para mais um mandato na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A eleição ocorreu nesta terça-feira (7), na sede da entidade, em Brasília. O novo mandato de Martins começa em 2026, se encerrando em 2029.

Há oito anos, quando se elegeu pela primeira vez, Martins se comprometeu em ajudar a criar uma nova classe média no campo, projetando 400 mil novos produtores assistidos pela assistência técnica. O número foi ultrapassado em 80 mil.

Após a eleição, Martins instigou a nova diretoria da CNA , que tem o produtor gaúcho Gedeão Pereira como primeiro vice-presidente, a promover renovações, as quais, segundo ele, "deverão ser feitas com clareza de propósito".

Entre as metas para esse novo mandato está a implementação de centros de treinamento e capacitação em todo o país. O modelo já foi aplicado na Bahia, onde ele foi presidente da federação estadual entre 2000 e 2018. No Rio Grande do Sul, uma unidade dessas do Senar-RS será instalada em Hulha Negra, no Sul  do Rio Grande do Sul.

“Temos que estar unidos e preparados para o futuro”, afirmou João Martins, na nota divulgada pela assessoria da CNA"

Martins assumiu o comando da CNA num momento político-institucional complicado. Foi em 2015, após a renúncia de Kátia Abreu, que se desligou para evitar um processo de destituição.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Martins é presidente da Agropecuária João Martins S/A. Como dirigente passou por vários cargos, como o de presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e presidente do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar- BA). Também presidiu o Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia.

A eleição da CNA foi acompanhada por uma Comissão Eleitoral, presidida por Tania Zanella, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A comissão também teve a participação do advogado da União Maximiliano Ferreira Temer e do vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.

Diretoria Executiva eleita (biênio 2026-29)

  • Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
  • 1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
  • 2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
  • 1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
  • 2º vice-presidente de Finanças - Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
  • 1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
  • 2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)