COP 30: um valioso fórum para o agro sair do banco dos réus

COP 30: um valioso fórum para o agro sair do banco dos réus

Solenidade na sede na CNA, em Brasília, nesta quarta-feira (24), marcou o lançamento do documento intitulado “Agropecuária Brasileira na COP 30”.

O material, entregue pelo presidente da entidade João Martins ao enviado especial da Agricultura na COP, Roberto Rodrigues e à presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, reforça o protagonismo do setor na economia e suas contribuições para garantia da segurança alimentar, e energética.

No documento, a Confederação Nacional da Agricultura afirma ainda que os produtores rurais brasileiros devem ser reconhecidos como “agentes fundamentais no fornecimento e na implementação de soluções climáticas para o alcance das metas brasileiras e globais”.

O evento de Brasília fez parte de uma estratégia que a CNA elabora para se antecipar a um duro debate em Belém do Pará, que terá a agropecuária nacional como um dos centros das discussões.

Como representantes das 27 federações da agricultura nacional, a confederação terá papel de principal porta-voz do setor nessa COP, que inevitavelmente levantará uma infinidade de questionamentos e ataques à produção. Esperar do atual governo federal uma defesa mais enfática do agronegócio é temerário.  

"Os produtores rurais brasileiros não terão vida fácil nessa COP 30, mais eis uma oportunidade de ouro para de trazer à luz as verdades sobre a produção nacional que o mundo não sabe, sabe pela metade ou inversamente"

E uma dessas realidades que precisam ser bem fixadas aos representantes de mais de 150 países no decorrer da 30ª Conferência das Partes das Mudanças Climáticas é que a atividade primária brasileira é uma aliada do meio ambiente e não o contrário. Essa é a principal missão da proativa CNA e dos demais defensores do agro nacional em novembro em Belém.

____________

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo

 

Comentário Alex Soares (25 de setembro)