Uma Expointer robusta num cenário de cautela

Às 8h da manhã deste sábado (30) abrem-se oficialmente os portões do parque Assis Brasil, para mais uma Expointer, a 48ª da história. O que tem de diferente na edição deste ano? Muita coisa. A começar pelos acessos ao evento, mais facilitados com a conclusão do viaduto Carlos Rivaci Sperotto, na frente da área.
A entrada ao parque pode ser feito tanto pela BR-116 quanto pela BR 448, a Rodovia Fábio André Koff, dependendo do portão a ser acessado. Já aqueles que vierem de metrô, o serviço está funcionando a pleno e com mais horários durante o evento.
Melhorias também no interior do Assis Brasil, praticamente submerso nas cheias de 2024. Foram diversas obras, com os calçamentos das ruas sendo refeitos e reformas nas benfeitorias públicas e particulares.
A quantidade de visitantes vai naturalmente superar o do ano passado, com a previsão de mais de 600 mil pessoas nos nove dias de evento. Sobre os ingressos, ao custo de vinte reais, eles podem ser comprados antecipadamente pela plataforma ingresso nacional (https://www.ingressonacional.com.br/expointer2025) ou nos 17 guichês instalados na frente do Assis Brasil. O estacionamento custa cinquenta reais. Os portões abrem às 8h e fecham às 20h.
Mas em que momento acontece essa Expointer? Pode se dizer que de muita cautela, não somente da produção agropecuária, com um forte endividamento do setor aqui no Rio Grande do Sul e baixos preços dos grãos, mas também de preocupação em vários outros setores com o impacto das taxações norte-americanas.
E essa conjuntura será muito esmiuçada na programação da feira nos tantos fóruns e encontros previstos, os quais irão debater a agricultura, a pecuária, o meio ambiente, a tecnologia e tudo aquilo que gira em torno do agronegócio.
O Conexão Rural estará aqui cobrindo o máximo de eventos possível e acompanhando os bastidores da feira. O ponto de partida desta jornada que se deu na última segunda-feira (25), com a chegada dos primeiros animais ao parque.
Neste sábado (30), a partir das 7h, o Conexão Rural receberá seus os convidados no espaço da Fortral-New Holland. A cobertura seguirá durante a semana, com os boletins diários para as rádios Acústica FM, Tchê São Gabriel e Tchê Alegrete e matérias diversas nas plataformas do CR.
Que seja uma grande Expointer, que aqui se fechem bons negócios e que saiam bons encaminhamentos de soluções que beneficiem o setor primário e a sociedade em geral.
_______
A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo