Conectividade boa, produção maior

O acesso à tecnologia está ligado diretamente à capacidade de produção no campo. Prova disso é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná teve um acréscimo de R$ 2 bilhões anuais com o avanço da Internet no meio rural.
Os números abaixo são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que cruzou dados da Anatel com informações da produção agropecuária do Estado, que obteve o maior avanço na cobertura rural de internet no Brasil em 2024.
Entre junho de 2023 e junho de 2024, o Paraná saltou de 52,73% para 62,21% de área coberta por Internet. Depois vêm Espírito Santo; Minas Gerais; Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
O estudo do Ipards demonstra que com essa maior conectividade, além do PIB maior, foram criados 41 mil novos empregos entre carteira assinada e informais. Para os cofres do Estado houve um aumento de R$ 63 milhões na arrecadação anual de ICMS.
E aqui entra o mágico número: o estudo aponta que a produtividade agrícola nessas regiões com maior acesso à internet é 37% superior a das áreas com baixa ou nenhuma conexão. Repetindo:
"37% mais produção onde se tem uma internet boa"
A expansão é a meta do programa Conectividade Rural, da Secretaria Estadual da Agricultura do Paraná em parceria com a Claro e Tim, a partir de um modelo de uso de créditos de ICMS. O investimento resultou na incorporação de 19.373 quilômetros quadrados na cobertura. Das 541 novas torres programadas, 200 já foram instaladas. Mais 144 torres serão concluídas até o fim deste ano.
O Paraná, terceiro maior produtor agropecuário do Brasil, dá um prático exemplo de que não basta apenas enaltecer as virtudes do campo, é preciso também investir nele. O retorno é certo.