Expointer 2025: a preciosa janela de um ano difícil

Expointer 2025: a preciosa janela de um ano difícil

Após 18 horas entre a viagem de Tupaciretã a Esteio e a espera na Rua Celina Kroeff, o tratador Adilmar Sanches respirou aliviado ao ver o portão 8 do parque Assis Brasil abrir. Ele e os colegas da Fazenda Angico desembarcaram os primeiros animais, dois ovinos Texel, que irão participar da 48ª Expointer.

Acompanhei nesta segunda-feira pela manhã esse momento: o da recepção das estrelas da Expointer, prestigiado por autoridades do Estado, líderes das entidades e técnicos que ajudam a fazer a feira. Pelo mesmo portão 8 passarão nesses dias 6.696 animais durante a feira.

São 5.100 de argola, aqueles que irão a julgamento, e os rústicos, destinados aos leilões e provas. Voltam ao parque esse ano as aves, com a exceção daquelas de regiões com registro de influenza.  

A Expointer, cuja essência é a valorização da genética, principalmente a da bovina gaúcha de raças europeias, foi se reconfigurando ao longo dessas décadas e hoje se constitui na principal vitrine das virtudes econômicas do Rio Grande ligadas ao agronegócio, que tem na produção de grãos o seu carro-chefe. E é a agricultura que movimenta o grosso dos negócios em Esteio.

Na edição passadam, as propostas encaminhadas chegaram a um volume de R$ 7,3 bilhões, sendo a esmagadora maioria relacionada a compra de máquinas agrícolas. De lá para cá, porém, muita coisa mudou. Se no ano passado a feira foi realizada ainda sob os efeitos das cheias, que judiaram cidades e o parque Assis Brasil, em 2025 temos as consequências de mais uma estiagem de verão e preços depreciados dos grãos.

E essa é a expectativa dos expositores do setor de máquinas, que inclusive estão em número maior do que em 2024, somando 137 empresas. Negócios irão sair, como sempre, a dúvida é de o quanto os produtores estarão dispostos e, principalmente, em condições de investir.

Seja bom ou não o momento, a feira de Esteio sempre é uma oportunidade para quem vem vende e para quem compra.  

____

A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo

Comentário Alex Soares 26 de agosto de 2025