O amendoim que o Brasil precisa conhecer: comunicação, tecnologia e produção com propósito

Por Luiz Antonio Vizeu/
Relações Institucionais da Indústrias Colombo
O amendoim brasileiro vem ganhando mais protagonismo no mercado internacional, ocupando a quinta posição no ranking mundial de exportadores e tendo no Estado de São Paulo seu maior polo produtor, responsável por cerca de 75% da produção nacional. Esse desempenho é fruto de tecnologia, profissionalização e boas práticas agrícolas, que elevam a produtividade e garantem qualidade reconhecida globalmente.
A cadeia do amendoim como um todo tem se desenvolvido através de investimentos no pós-colheita, na rastreabilidade, nas certificações, no atendimento ao protocolo de autocontrole e novos produtos ao consumidor final.
Foi em meio a esse cenário que nasceu o podcast Amendoim & Prosa, iniciativa de fomento à cadeia produtiva e compartilhamento de conhecimento sobre o setor promovido pela Indústrias Colombo. A ação visa conectar o campo, indústria e mercado, promovendo diálogos estratégicos com produtores, pesquisadores e especialistas.
O episódio de estreia, lançado na Feira Nacional do Amendoim, em Jaboticabal/SP, no início de agosto, abordou exportação e competitividade com Pablo Rivera, CEO da Beatrice Peanuts e vice-presidente da ABEX-BR.
Ações de relações institucionais da iniciativa privada, como este podcast, desempenham um papel essencial na promoção das culturas em que atuamos e no desenvolvimento sustentável do setor. Comunicar, integrar e fortalecer toda a cadeia é fundamental para alinhar produtividade, sustentabilidade e mercado. Este é o amendoim que o Brasil precisa conhecer: inovador, competitivo e com propósito.