Propósitos e avanços da aviação agrícola destacados na abertura do congresso do setor em Cuiabá
O Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2025 foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira (19), em uma solenidade que reuniu autoridades políticas, representantes do setor e empresários no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger, em Mato Grosso. A cerimônia ocorreu à noite, após um dia de intensa movimentação dos corredores e auditórios do evento, que segue até a quinta-feira (21) marcou também o Dia Nacional da Aviação Agrícola, celebrado os 78 anos no Brasil.
O clima de celebração foi marcado também pela entrega da Medalha Mérito Aviação Agrícola, a maior honraria do setor. Com a participação de diversas autoridades, entre as quais o deputado estadual do Rio Grande do Sul, Marcus Vinicius de Almeida (PP), que destacaram a importância estratégica da atividade para o Estado e o País.
“É com muita honra que damos início a mais uma edição do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, aqui no coração do agro. Declaro aberto o evento”,
afirmou a presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos.
Em seu discurso, a dirigente destacou as conquistas do Sindag no último ano e o trabalho para seguir qualificando a atividade e os desafios econômicos e, especialmente, o combate aos mitos em torno da atividade. Ela também pontuou a maior participação das mulheres em todas as áreas do segmento.
A solenidade de abertura transformou-se em um marco simbólico para o setor: com auditório lotado, presença de autoridades, representantes do governo, pilotos, pesquisadores, expositores e entusiastas, a atmosfera era de encontro, diálogo e visão de futuro. O evento, que se estenderia até quinta-feira, dia 21, reuniria uma programação intensa — com palestras, debates, espaço para apresentações científicas, e a tão aguardada mostra tecnológica, que aos poucos deixava claro o porte ambicioso da edição deste ano.
Em meio aos discursos, foram citadas autoridades que sublinharam tanto o valor histórico quanto a relevância presente da aviação agrícola. A presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, declarou:
“Dois mil e vinte e cinco será o Ano da Segurança na Aviação Agrícola”,
dando o tom de um congresso que não só celebra, mas avança com propósito.
__________________
Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa do Sindag