Melhores do Campo: o perfil dos vencedores

Melhores do Campo: o perfil dos vencedores

O Conexão Rural reaizou na noite desta segunda-feira (12), o Troféu Melhores do Campo-Mãos que Semeiam 2025. A casa lotada teve a participação de lideranças e autoridades, entre as quais o presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o deputado estadual Marcus Vinicius de Almeida; o secretário estadual da Agricultura, Edvilson Brum e o prefeito de Camaquã, Abner Dilmann. 

Conheça quem são os homenageados deste ano do troféu, que tem o patrocínio da Farsul; Sicredi; Irga, Coopac; KL Aviação Agrícola; AUD; OAB-RS; Sementes Terra Dura; Fortral New Holland e Dagramas, com apoio do Sindicato Rural de Camaquã, Rádio Acústica FM e do Restaurante Prime Grill.

 

PROFISSIONAL DO AGRO – TROFÉU IRGA

FILIPE SELAU CARLOS

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mestre e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Natural de Santa do Livramento, Filipe Selau Carlos atuou como Pesquisador do Irga e atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Conduz trabalhos de pesquisa para soluções de problemas dos produtores rurais com foco em terras baixas, com ênfase em fertilidade do solo e manejo de arroz irrigado, soja, milho e integração lavoura e pecuária.

 

AGRICULTURA FAMILIAR – TROFÉU SICREDI

VALDOIR DE ARAÚJO DA COSTA

Waldoir de Araújo da Costa tem 39 anos e é de Camaquã.  Trabalha em parceria com a Embrapa para multiplicar a tecnologia de clonagem dos materiais forrageiros da Embrapa BRS Kurumi e BRS Capiaçu. Ambos, para produção de silagem de alta qualidade.

Se tornou referência na implantação dessas variedades e hoje a sua empresa implanta e acompanha o desenvolvimento desses pastos em praticamente todas as regiões do RS.

Em parceria com a Embrapa, Waldoir participa de feiras para divulgar os materiais e o seu trabalho.

 

PRODUTOR DE GRÃOS – TROFÉU COOPAC

ÁLVARO HUBER RIBEIRO

Formado inicialmente como técnico em agropecuária, no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça. Se formou quatro anos depois como engenheiro agrônomo na faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, em Pelotas.

Em 1993, teve início a sua contribuição à empresa familiar, em Camaquã. Entre 1997 e 2005, atuou no empreendimento dos Ribeiro no Uruguay. Hoje produz arroz, soja e cria nos campos de Camaquã.                      

Foi diretor do Sindicato Rural em diversas gestões e presidente do Cite 9. É o atual presidente da AUD.  

 

PARCEIRO DO AGRO – TROFÉU OAB-RS 

NESTOR FERNANDO HEIN

Nascido em 1956, em Sertão Santana, Nestor Fernando Hein se formou em Direito pela Unisinos. A carreira de Nestor Hein é associada ao agronegócio gaúcho e brasileiro. É o diretor-jurídico da Federação da Agricultura do RS.  

Foi uma das caras mais identificadas na luta do direito de propriedade, nos anos 1990. Também atuou como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Em 2005 fundou com colegas o escritório hein & Buss Advogados, especializado na defesa de empresas do agro, entidades e produtores.

 

ENTIDADE - TROFÉU AUD

CONSEPRO - CONSELHO PRÓ-SEGURANÇA PÚBLICA

O objetivo do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Camaquã é ajudar a viabilizar as condições de atuação das forças policiais. De 2018 para cá, essa missão tem sido feita com esmero pelas diretorias do Consepro.

Nesse período, campanhas junto a pessoas físicas e empresas arrecadaram expressivos valores para melhorias da infraestrutura e da operacionalidade das polícias que atuam na região.

Presidida atualmente pelo empresário Michel Pires, o Consepro tem como principal pauta a construção de um novo presídio na região, já que o atual está obsoleto e encontra-se interditado pela sua superlotação.

 

 AÇÃO PÚBLICA – TROFÉU DAGRAMAS

 ANGELA AZEVEDO VELHO

Angela é formada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Unisinos, e é pós-graduada em Marketing pela FGV, com especialização em Marketing Digital Avançado. Começou a sua trajetória profissional nas  Forjas Taurus, em 1993. Atuou na Cooplantio e foi dela a coordenação do Seminário da Cooplantio, em Gramado.

Em 2002, fundou a Primmorum Comunicação e Marketing, a qual presta serviços a diversas empresas e entidades. Angela também é Sócia na SC7 Produção Agrícola Ltda.

Desde 2015 coordena a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, período em que o evento cresceu exponencialmente em número de expositores e visitantes.

 

COMUNICAÇÃO DO AGRO – TROFÉU SEMENTES TERRA DURA

NESTOR TIPA JUNIOR

Formado em jornalismo pela PUC-RS, se especializou em Marketing do Agronegócio pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness.

Começou estagiando no Canal Rural, em 1999. Depois, atuou na Rádio Guaíba, Correio do Povo, Canal Rural, Rádio Rural e Rádio Gaúcha, além dos jornais Zero Hora e do Comércio.

Em 2014, fundou a AgroEffective, agência que se destaca por unir comunicação e marketing estratégico para o agronegócio, com a ideia ajudar o agro a se comunicar melhor com seus públicos e com a sociedade.

Nestor é vencedor de diversos prêmios de jornalismo em 26 finais e integra o Ranking Jornalistas & Cia como um dos mais premiados.  

 

REVELAÇÃO RURAL- TROFÉU KL AVIAÇÃO AGRÍCOLA

JOÃO RODOLFO BARTZ

Formado em agronomia pela UFPEL, em 2017, estagiou primeiramente na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa, com conclusão na Granja 4 irmãos em Rio Grande.

A organização e divisão das responsabilidades por setor, o uso da tecnologia, análise de dados e o trabalho colaborativo da Granja serviram de inspiração para que hoje está sendo aplicado sob sua liderança nas lavouras da família, em Camaquã.  Camaquã, deram e estão dando ótimos resultados. 

João Rodolfo Pereira Bartz tem 30 anos e é o gerente técnico e administrativo da empresa rural familiar.

 

MULHER RURAL – TROFÉU FORTRAL NEW HOLLAND

GRAZIELE DE CAMARGO

Natural de Novo Hamburgo, Graziele de Camargo é formada em arquitetura e urbanismo pela Unisinos. E produtora rural em São Sepé, centro do Estado.

Ajudou a fundar o Agrodelas e é umas criadoras e líder do  Movimento SOS Agro, lançado para chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre a necessidade de socorrer os produtores atingidos.

Sob sua coordenação, o SOS Agro promoveu uma série de concentrações no Estado e apresentou uma lista de demandas como a prorrogação dos financiamentos agrícolas; criação de linhas de crédito e securitização das dívidas com taxas de juros reduzidas.

 

DIRIGENTE RURAL – TROFÉU FARSUL

CÉSAR AUGUSTO RABASSA HAX

Cesar cresceu entre lavouras de arroz, acompanhando o pai Marny, capataz de uma granja. Sua primeira formação foi como técnico em agropecuária pelo CAVG.  

Em 1993, ao lado do sócio José Paulo Machado, fundou a Planfer, revenda de insumos que acompanhou o crescimento da agricultura regional. Também é proprietário da Estância do Passo Cumprido, em Santa Vitória do palmar, onde cria Angus e realiza, desde 2018, o remate "Reserva Angus".  

Em 2002 começou a criação de cavalos, fundando a Cabanha Rebuliço; em 2006, começou a atuar como jurado em provas da raça. É atual presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).