Empreendedorismo de luto com a perda de Maurivan Dal Ben
Por Alex Soares
O empresário Maurivan Dal Ben faleceu na noite desse sábado (1º), em Porto Alegre, em decorrência de complicações cardíacas. Ele havia feito, em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento, um procedimento de cateterismo, seguido da inserção de dois stents. Isso foi há cerca de três semanas. Recuperado, foi para praia com a família, de onde retornou, nesta última semana para o mesmo hospital na Capital, onde teve diagnosticado um coágulo, que atingiu o cérebro.
Junto com os irmãos, Maurivan fundou a Santa Lúcia Alimentos LTDA, que em 2024 completou 40 anos. A empresa, cujo nome é em homenagem à matriarca da família, é a detentora da Marca Blue Ville, criada em 1987. A indústria de arroz é a sua principal atividade.
Além da unidade fabril de Camaquã, a empresa tem um Centro de Distribuição em São Paulo, onde está instalada desde 2005. Em entrevista ao programa Conexão Rural, no dia 15 de junho de 2024, Maurivan disse que os produtos Blue Ville chegam a mais de 500 municípios brasileiros e que a Santa Lúcia contava com 170 colaboradores diretos.
“Ele foi muito trabalhador desde pequeno. Lembro dele guri, na localidade de Pirapó (hoje pertencente a Sertão Santana) com uma pá nas costas, mexendo nas pequenas lavouras de arroz que tinha perto do engenho da família, que era a atividade do pai e do avô deles”, recorda o primo Nestor Hein.
O advogado, que acompanhou a trajetória do primo, também lembra da chegada do empresário em Camaquã, quando arrendou terras de Fausto Crespo, produtor rural e leiloeiro já falecido. “Ali ele trouxe uns tratores velhos e outros equipamentos e começou a plantar”, para em seguida começar com os irmãos a Santa Lúcia”, conta Hein.
Neste período em que esteve na praia, o empresário, formado em Administração de Empresas, combinou uma viagem com a família aos Estados Unidos, numa espécie de ano sabático que faria. Não deu tempo. Maurivan deixa, aos 71 anos, os filhos Pedro, do primeiro casamento, e Vitória, fruto da sua relação com a atual esposa, a arquiteta Rossi, além do enteado Luciano.
Na mesma entrevista dada ao programa da Rádio Acústica, Maurivan falou sobre a produção agrícola, da comercialização e dos negócios. Ele estava acompanhado do amigo e também empresário Paulo Fonseca.
Homenagens
Em agosto, ambos tiveram as suas empresas homenageadas pela 56ª Legislatura do Parlamento Gaúcho, durante a 47ª Expointer, em Esteio-RS. A Blue Ville pelos 40 anos e Fortral pelos 30 anos de fundação.
Em dezembro último, Maurivan foi o palestrante na Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), quando falou em reunião-almoço, da trajetória da Santa Lúcia. Foi uma espécie de despedida da comunidade que o acolheu e qual com seu empreendedorismo, soube retribuir. Ele era Cidadão Honorário de Camaquã, honraria dada pela Câmara de Vereadores local.
O corpo de Maurivan será velado até às 16h na Funerária Camaquense. Depois seguirá para a localidade de Pirapó, em Sertão Santana.