Robótica é a mais nova atividade do Verde é Vida

Robótica é a mais nova atividade do Verde é Vida

O Verde é Vida, programa de educação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), inicia mais uma atividade: a Robótica Verde é Vida Afubra. A rápida mudança nas tecnologias faz com que as escolas, cada vez mais, precisem reformular suas propostas pedagógicas de forma a abranger conteúdos relacionados à esta evolução. As tecnologias precisam ser, habilmente, usadas em favor da educação, pois, o sistema educacional é, junto com a família, responsável pela formação cidadã. Professores e educadores têm um desafio, cada vez maior, para reter a atenção de crianças e adolescentes; precisam inovar e voltar a atenção a soluções didáticas dinâmicas. E é neste contexto que a robótica se apresenta com a capacidade de atrair multidões sem perder o caráter pedagógico e didático. Por unir trabalho em equipe, pesquisa, programação, mecânica e eletrônica, a robótica educacional vem ocupando seu espaço nas escolas, desde os anos iniciais até o ensino médio e além.

Durante os 33 anos de atividades ininterruptas, o Verde é Vida tem acompanhado a evolução da educação e não poderia ficar de fora da evolução tecnológica. De forma experimental, durante a Expoagro Afubra 2024, promoveu um campeonato de robótica com escolas convidadas. “A ideia deu tão certo, que evoluiu para mais uma atividade. Em dezembro iremos promover um Campeonato Municipal com escolas parceiras e convidadas, de Santa Cruz do Sul. As classificadas irão participar do campeonato regional que será disputado durante a Expoagro Afubra 2025, junto com algumas escolas parceiras da região, que serão convidadas”, explica o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida. Neste primeiro momento, a Robótica Verde é Vida Afubra atuará em Santa Cruz do Sul. Porém, a intenção é envolver as escolas parcerias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A proposta da Robótica Verde é Vida Afubra é mobilizar professores e alunos em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável”. O tradicional tapete utilizado pela robótica educacional traz uma propriedade rural da agricultura familiar, sustentável. O objetivo é valorizar o meio rural e suas práticas diárias, além de dar visibilidade, ao público urbano, das tarefas que fazem parte do dia-a-dia de uma propriedade rural. De 2025 a 2028 as escolas participantes irão receber missões diferentes para cada ano. Essas missões serão distribuídas entre ações de rotina, de cuidados com o meio ambiente, de segurança e de sustentabilidade.

LANÇAMENTO – O lançamento da Robótica Verde é Vida Afubra foi realizado na Abertura da Casa da Afubra da Oktoberfest 2024, de Santa Cruz do Sul/RS. A demonstração do tapete e suas funcionalidades ficou à cargo de alunos do Colégio Marista São Luís e da Fuzzy Escola de Ciência e Tecnologia. O AB1, a versão robô da mascote Afubrinha, teve a demonstração realizada por filho de colaborador da Afubra. “O próximo passo será a entrega dos tapetas às escolas para que estas possam construir seus robôs e treinar para o campeonato”, explica José Leon. As escolas de Santa Cruz do Sul podem entrar em contato com o Verde é Vida (verde@afubra.com.br) para solicitar a ficha de inscrição.

PARCERIA – O tapete educacional da Robótica Verde é Vida Afubra e a construção do AB1 foram realizados pela equipe de Marketing da Afubra com a colaboração da coordenação da Robótica do Colégio Marista São Luís e da Fuzzy Escola de Ciência e Tecnologia, ambas de Santa Cruz do Sul. Os dois centros de educação também auxiliaram na elaboração do Regulamento do campeonato.

PATROCINADOR – A Robótica Verde é Vida Afubra conta com o patrocínio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).

 

Texto: Jorn. Luciana Jost Radtke/Fotos: Junio Nunes