Reprodutores premiados estarão no 25º Remate da Santa Tereza

Reprodutores premiados estarão no 25º Remate da Santa Tereza

A Fazenda Santa Tereza, tradicional criatório das raças Hereford e Braford carimba em 2024 um importante selo.  No próximo 1º de outubro será realizada, em Camaquã (RS), a 25º edição consecutiva do seu remate anual.

Para celebrar a marca, a “família Santa Tereza”, como o criador Paulo Schermann Azambuja denomina o grupo de colaboradores e parceiros liderados por ele, está preparando um evento à altura da data marcante.

Além das homenagens que estão sendo preparadas, o leilão deste ano apresentará em pista um fiel extrato animal, resultado de um persistente e preciso trabalho de melhoramento genético desenvolvido nos seus planteis.

Além da tradicional qualidade Hereford e Braford, serão leiloados exemplares Brangus da Estância Madrinha, de Dom Pedrito (RS), também de propriedade da família, que tem Ney Arthur Azambuja, o “Dr Ney Arthur” no comando.  

“Nossos remates sempre foram para nós uma forma de homenagear aqueles que nos antecederam aqui na Santa Tereza; eles tocaram isso com muito amor, paixão e transpiração! Mas esse remate em especial, o dos nossos 25 anos, vai homenagear a evolução desse gado e do trabalho que isso envolveu, além da convivência (interna) e as nossas trocas de experiência, o convívio com nossos clientes, colaboradores e amigos”, afirma Paulo Azambuja, sócio-proprietário e diretor- técnico da ST.

Braford premiados

Ponto forte do remate 2024 será a oferta dos touros Braford. Serão 65 reprodutores que chegam aos dois anos nessa primavera de 2014 com peso médio de 650 kg. Todos são filhos de touros nascidos na Santa Tereza, fornecedores de genética às centrais de inseminação.

Em pista, por exemplo, estarão filhos de exemplares símbolos da ST, como Supremo, Ômega e Odin. Também merece um olhar mais destacado o touro M3062 e suas crias. A casta foi reconhecida na Expointer deste ano com o prêmio de Difusão Genética da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford (ABHB).

Outra premiação foi recebida em agosto, na Feira Nacional de Genética deste ano, em Pelotas (RS), quando os Braford da cabanha emplacou o Grande Campeonato entre os machos na categoria Terneiro. Ney Arthur e o filho Paulo também levaram para propriedade de Arambaré os Grandes Campeonatos das fêmeas nas categorias Terneira e Fêmea Jovem.

Outra conquista da Santa Tereza foi em Bagé, com o primeiro lugar na Prova de Eficiência Alimentar (PEA) da Embrapa Pecuária Sul em parceria com a ABHB, com o touro  R4712.

“A tourada Braford deste ano está a cara da Santa Tereza, com todas as características de seleção bem definidas como massa abundante de carne, correção de prepúcio e das linhas superiores e inferiores, além da pigmentação bem definida”, comenta Paulo Azambuja.

A solidez dos Hereford

A raça matriz da ST estará representada em pista por 20 touros de idades entre 2 e 3 anos. Com papel fundamental nos programas de cruzamento, a linhagem possui relevantes características como precocidade, fertilidade e qualidade de carne.

“Foi com os hereford que começamos tudo há 70 anos e para nós é muito especial sempre trazer à pista a nossa raça-mãe, a qual sempre acreditamos no seu potencial, seja para desenvolvimento de raça pura, seja em sistema de cruzamento”, pontua Paulo Azambuja ao acrescentar a conversão alimentar e a docilidade como virtudes adicionais da raça.

Brangus

  Reforça a qualidade dos lotes que desfilarão no remate os brangus da Estância Madrinha. Com excelentes avaliações genéticas, o que inclui excelência de fenótipo e de massa muscular, os Brangus também têm na rusticidade um dos pontos favoráveis.

O evento desse ano já traz os primeiros filhos de touros nascidos e desenvolvidos na Madrinha.  Exemplos são os O164 e O168, filhos do legendário Francesco. Assim como eles, os demais exemplares são frutos de transferência embrionária feita com animais de invejável retrospecto.  

Comercialização

As condições de pagamento deste ano são as mesmas do ano passado. Compras à vista têm 10% de desconto. Aos compradores é garantido também adquirir em até 30 prestações, sendo vinte duplas e dez consecutivas e utilizar recursos do Plana Safra com entrada e saldo para abril.

 

25º Remate da Santa Tereza

Quando? 1º de Outubro

Horário? 14h

Onde? Pista de Remates do Sindicato Rural de Camaquã – Rua DR. João Ferreira, 850, Bairro Gaúcho, Camaquã (RS)

Textos e foto: Alex Soares