Cotrijal chega aos 67 anos como um das principais marcas do cooperativismo gaúcho

Cotrijal chega aos 67 anos como um das principais marcas do cooperativismo gaúcho

Uma trajetória de crescimento e de superação ao lado dos produtores rurais, que possibilitou ao agro local ganhar o mundo. É assim que a Cotrijal retrata os seus 67 anos. A cooperativa agropecuária, com sede em Não-Me-Toque (RS) e presente em outros 52 municípios gaúchos, completa 67 anos de história neste dia 14 de setembro.

Com o conceito “do interior para o mundo”, a campanha de aniversário da Cotrijal resgata o passado, no início da cooperativa, e apresenta a trajetória dos produtores até os dias atuais, com recordes brasileiros em exportação de commodities. O vídeo oficial da campanha (disponível no link:  https://encurtador.cotrijal.com.br/cotrijal-67-anos), é composto por transições que representam diferentes décadas e avanços tecnológicos vividos por quem é do campo.

“São poucas entidades que conseguem chegar aos 67 anos com solidez, com foco não só no crescimento econômico, mas sobretudo no bem-estar dos produtores rurais e de suas famílias. É gratificante poder acompanhar essa história de conquistas e fazer parte dela. Comemorar os 67 anos da Cotrijal é reconhecer o belo trabalho de cooperação dos mais de 16 mil produtores que fazem dessa cooperativa o que ela é”, destaca o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Aliando assistência técnica especializada e tecnologia de precisão, a Cotrijal contribui para que seus associados tenham melhores resultados e alcancem mais rentabilidade na atividade. O impacto positivo desse trabalho é visto nos números da cooperativa: faturamento de R$ 5,41 bilhões em 2023, produtividade média dos cooperados de 58,7 sacas de soja por hectare (10 sacas a mais do que a média estadual segundo a Emater) e movimentação de mais de 1,7 milhão de toneladas de grãos na safra de verão 2023/2024. Atualmente cerca de 50% da produção de soja originada pelos produtores da Cotrijal é destinada ao mercado internacional.

Mas não é só de bons momentos que a história da cooperativa é feita. Em 2024, o Rio Grande do Sul foi surpreendido pela força das águas, que arrastaram o concreto das casas e o solo das lavouras. Diante de uma tragédia nunca antes vista, a cooperativa não mediu esforços para apoiar as regiões mais afetadas. Em sua campanha, a Cotrijal contribuiu com mais de 50 toneladas de doações, entre itens de limpeza, alimentos, água, camas e colchões. E com foco no produtor rural, o apoio foi em orientações para o campo, análises de solo, recuperação de áreas e reivindicações junto aos governos estadual e federal.

“A Cotrijal sempre estará ao lado do produtor rural, afinal, ele é a razão de ser da cooperativa. Em anos anteriores sofremos com secas, e neste ano com as chuvas. E mais uma vez a Cotrijal mobilizou colaboradores, produtores e entidades para amenizar perdas e oferecer apoio. E esse trabalho continua, para que daqui a três anos, possamos comemorar os 70 anos da Cotrijal com ainda mais orgulho, união e força”, afirma o vice-presidente da cooperativa, Enio Schroeder.

Para o futuro, a Cotrijal prevê importantes projetos. Entre eles está a construção de uma nova unidade em Rio Pardo, na comunidade de Albardão, com investimento de R$ 40 milhões. A estrutura entrará em operação ainda no primeiro semestre de 2025, para recebimento da safra de verão. E a cooperativa já está organizando a próxima Expodireto Cotrijal, que chega à sua 25ª edição com data marcada para os dias 10 a 14 de março de 2025.