SOS RS - Aviação agrícola disponibiliza aeronaves para ajuda humanitária no RS
Diante a autorização pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) da ajuda humanitária via aérea no Rio Grande do Sul, a aviação agrícola colocou 420 aeronaves à disposição dos órgãos governamentais para as operações, com foco no transporte de mantimentos entre as cidades.
Em nota, a Anac diz que em decorrência “dos trágicos eventos no RS, apoia operadores privados que se solidarizam a prestar ajuda humanitária à região”.
As operações, segundo a mesma nota, “deverão ocorrer de acordo com as regras do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91 e, na eventualidade de transporte de enfermos, recomenda-se utilizar, como referência e no que couber, a Instrução Suplementar (IS) nº 135-005, que regulamenta o transporte aeromédico.
Operadores que não possuam autorização para explorar serviços aéreos podem auxiliar no transporte de equipe e mantimentos, desde que a operação ocorra sem remuneração ao operador aéreo.
As operações aéreas destinadas à ajuda humanitária ao RS só poderão ser realizadas por operadores voluntários que coordenam suas ações com a Defesa Civil do Estado do RS, entrando em contato pelo e-mail bav@bm.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 98455-8880 e (51) 98501-6552.
A comunicação dessas autorizações foi feita pelo comando da ANAC ao Chefe da Casa Militar do Estado, coronel Luciano Chaves Boeira, e ao major Luis Antônio Budel, que coordena as operações de ajuda e resgate às comunidades atingidas.
A aviação agrícola, através do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e do Ibravag (Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola) estão também disponibilizando um canal para doação de recursos para compra de produtos demandados pelos órgãos públicos a serem destinados aos atingidos pelas cheias. As doações de valores podem ser feitas via pix bancário, cuja chave é o e mail financeiro@sindag.org.bor.