Otimismo marca o lançamento da ExpoCamaquã 2024
Um café da manhã no dia em que Camaquã comemorou os seus 160 anos de fundação, neste dia 19 de abril, marcou o lançamento oficial da ExpoCamaquã 2024. Participaram do ato, no Restaurante do Sindicato Rural, que sedia a exposição, os representantes das entidades promotoras, do poder público, das empresas expositoras, dos patrocinadores e da imprensa.
A ExpoCamaquã acontece entre 13 e 19 de maio, no Parque Dorval Ribeiro, do Sindicato Rural.
Na solenidade os dirigentes detalharam a ações programadas por suas entidades e órgãos durante a feira. São realizadores da iniciativa o Sindicato Rural, a Associação Comercial e Industrial, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos e a Prefeitura.
“Estamos preparando um evento que tenho certeza irá agradar a todos”, disse Paulo César Griebeler, presidente do Sindicato Rural, ao falar da programação, que este ano terá apresentações musicais a partir da sexta-feira (17) no palco instalado junto à praça de alimentação. Outra novidade da edição 2024 é que o ingresso ao parque será franco todos os dias, inclusive no domingo (18), sendo cobrado apenas o acesso dos veículos ao estacionamento do evento.
A programação da feira começará na segunda-feira (13), com o início do ciclo de painéis técnicos direcionados ao agronegócio. Na quarta-feira (15) à noite, haverá a solenidade de entrega do Troféu Melhores do Campo-Mãos que Semeiam, do programa Conexão Rural, e na quinta-feira (16), a ACIC realiza a sua tradicional Reunião-Almoço no parque. Também na quinta-feira, será inaugurada a edição 2024 da Arena ACIC, no Pavilhão de Negócios, que oferecerá palestras, novidades, tecnologia e exposição.
Outras atrações da feira são a programação voltada aos crioulistas e a Feira da Agricultura Familiar, que envolve a prefeitura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater-Ascar.
O empresário Carlos Antônio Oliveira representou o NCCCC, enquanto Lindomar Bergmann falou pelo STRC.
“Estamos há três anos juntos na ExpoCamaquã, procurando melhorar a cada ano a nossa programação, agregando conteúdo com o objetivo de tornar esse espaço um local de informação e negócios”, disse Carla Roxo, presidente da ACIC, se referindo ao pavilhão de negócios e a Arena ACIC.
A sua colega de diretoria e antecessora Paola Longaray Fonseca diz que uma das virtudes da ExpoCamaquã é a demonstração de união e força das entidades, que estão promovendo uma feira cada vez mais multissetorial.
Acesso asfaltado
O vice-prefeito de Camaquã Abner Dilmann falou do envolvimento de diversas secretaria da administração com o evento e destacou a pavimentação da Rua João Ferreira, que liga a avenida Cônego Walter Hanquet ao Sindicato Rural. A obra era reivindicada pelo SRC e pelos promotores do evento.
O lançamento da ExpoCamaquã teve também a presença do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso , de secretários municipais e de vereadores de Camaquã.
Texto/Foto: Alex Soares