Projeto da Embrapa e Afubra para maior produtividade de feijão e outras culturas no PR

Projeto da Embrapa e Afubra para maior produtividade de feijão e outras culturas no PR

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) está possibilitando o desenvolvimento de um ambiente mais propício para ampliar os tetos produtivos das lavouras de Imbituva e Irati, sudeste do Paraná.

O projeto, que está no seu quarto ano, consiste numa série de métodos de manejos e adoção de técnicas que têm por base a aplicação do sistema de planto direto, respeitando os preceitos da sustentabilidade.

O berço físico do projeto é uma área de 2,5 hectares, onde são cultivadas 30 parcelas, que além do feijão conta com outras culturas com a mesma finalidade: promover a pesquisa para chegar aos resultados que influenciem no ganho de produtividade.

O trabalho das duas instituições foi exposto durante a Expoagro Afubra, realizada entre 19 e 22 de março em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.

O Conexão Rural visitou o espaço compartilhado e falou com Marcos Aurélio Marangon, analista da Embrapa Arroz e Feijão, e com Lázaro Ramon Bock, gerente das filiais da Afubra em Irati e Imbituva (PR).

Veja abaixo a entrevista.