Brasil tem 28,3 milhões de cidadãos vivendo da agropecuária

Brasil tem 28,3 milhões de cidadãos vivendo da agropecuária

Os dados da pesquisa da Produção Agrícola Municipal, divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, apresentam o resultado final da safra 2022 no Brasil. O total colhido de oleaginosas, cereais e leguminosas chegou 263 milhões de toneladas numa área plantada de 90,4 milhões hectares – isso representa 3,8% a mais de produção e 5% a mais de área do que a safra anterior.

E isso tudo gerou uma receita de impressionantes R$ 830 bilhões, 11% a mais do que o alcançado em 2021. E quase a metade desse montante vem da soja, que arrecadou R$ 345,4 bilhões com a safra.

Sobre a produção é bom que se diga que poderia ser maior não fosse a longa estiagem registrada já a partir de novembro de 2021 em regiões produtoras importantes como a Sul, Centro Oeste e Sudeste. Perdas, que aliás, acabaram sendo compensadas pela segunda safra de milho no centro-oeste.  

Sobre os valores finais, proporcionalmente superiores ao crescimento da produção e da área, vale destacar que a agricultura brasileira foi beneficiada por um cenário internacional que restringiu os negócios de alguns países agrícolas, como Rússia e Ucrania, e pelo dólar que se manteve estável para cima.  

Outro dado que realça a força do setor vem do Cepea e mostra a participação do agronegócio na força de trabalho nacional. São 28, 3 milhões de brasileiros que atuaram, no segundo trimestre de 2023,  em alguma atividade ligada à produção agropecuária no Brasil. Isso significa que de cada 100 brasileiros, 27 trabalham na lavoura ou em empresas fornecedoras de insumos ou de serviços para o campo.

São números gerados por órgãos tradicionais e de credibilidade com metodologias modernas que traduzem a significância da  agropecuária para a economia brasileira e para os seus cidadãos, além de ilustrar a força do Interior deste imenso País.