Pedido de desculpas e tensão na audiência do Irga

Pedido de desculpas e tensão na audiência do Irga

O passado e o futuro do Instituto Riograndense do arroz foram pauta de uma audiência Pública, na manhã desta quinta-feira (27) em Porto Alegre. Foi na Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa e o proponente foi o deputado estadual Zé Nunes (PT).

Durante 2 horas e 35 minutos, participantes de uma mesa, formada por deputados, lideranças do setor, dirigentes, técnicos e outros convidados, se revezaram ao microfone para falar dos problemas e sugerir soluções para a autarquia.

Veja um compacto em vídeo, abaixo:

Ainda no começo da audiência, a fala do produtor rural e conselheito do Irga, Cláudio Tavares, provocou aplausou da plateia, formada em sua maioria por servidores do órgão.

"Em nome do Conselho eu peço desculpas a vocês, servidores. A gente luta, a gente se desgasta e a gente vê o nosso trabalho infrutífero. Agora, não pensem que a gente desistiu de vocês, nós estamos lutando", disse Tavares. 

 

Num dos momentos tensos da reunião, o presidente do Irga, Rodrigo Machado contestou Zé Nunes quando este  criticou o governo por formar um grupo de trabalho para discutir o plano de reestruturação da autarquia sem nomear servidores. Ato contínuo, Nunes falou que está na hora de “parar com o preconceito com os sindicatos”.

Machado disse que os servdores foram representados no grupo, pois uma servidora de carreira, no caso do Departamento de Recursos Humanos (RH), estava nesta lista. Machado também disse que Nunes “filosofava” quando se referia ao papel dos sindicatos, o que não era o caso de fazer isso naquele momento.

Ao final da audiência, o deputado proponente anunciou que o assunto será encaminhado ao governo estadual e que uma reunião para breve será marcada com o governador Eduardo Leite.