Em nome de Lula, ministro diz que invasões de terras produtivas não serão toleradas

Em nome de Lula, ministro diz que invasões de terras produtivas não serão toleradas

Ao Conexão Rural, na manhã desta segunda-feira, em Não-Me-Toque, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) confirmou que o governo Lula não será conivente com as invasões de terras produtivas no país. A resposta dele foi a ratificação da sua fala feita minutos antes, no auditório principal do parque da Expodireto, onde aconteceu a solenidade de abertura da edição 2023 do evento anual da Cooperativa Cotrijal.

“Em hipótese alguma vamos compactuar com invasão de terra produtiva”, disse Fávero observando ser essa uma mensagem também do presidente Lula.

Ouça abaixo do texto as respostas do ministro

 A declaração de Fávero em Mão-Me-Toque acontece num momento de preocupação dos produtores rurais brasileiros após as invasões de terras produtivas terem ocorrido na Bahia e no interior de São Paulo.

A presença do ministro na Expodireto carregava também uma expectativa sobre alguma resposta do governo federal à lista de solicitações enviada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), cujos valores chegam a R$ 1,7 bilhão. Mas nada aconteceu de prático.

Sobre as linhas subvencionadas de crédito, o ministro disse que os avanços têm sido comprometidos em função das negociações com o Banco Central por causa das taxas de juros, incompatíveis segundo ele, com as condições esperadas pelos produtores.  

Ao final da solenidade, que teve a participação de autoridades políticas brasileiras e internacionais, a senadora Tereza Cristina (MS) foi homenageada pela Cotrijal, tendo o seu o seu nome fixado na “Calçada da Fama” da Expodireto.  

Respostas do ministro Carlos Fávaro na Expodireto