Servidores do Irga passam a ter plano de carreira

Servidores do Irga passam a ter plano de carreira

No apagar das luzes de 2022 os funcionários do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) estão tendo uma boa notícia. Nesta quarta-feira (28) o Grupo de Assessoramento Especial (GAE), que assessora o Tesouro Estadual nas questões relacionados às políticas de pessoal do Poder Executivo, aprovou a regulamentação das progressões de carreira dos servidores que ingressaram por concurso na autarquia.

O regramento agora será encaminhado à Casa Civil do Palácio Piratini para publicação no Diário Oficial do Estado.

Essa era uma reivindicação que se arrastava desde o concurso público de 2013, cujas nomeações ocorreram no ano seguinte. Em 2012, havia sido estabelecido que o sistema de promoções do Irga seria regido por um regulamento. Seguindo os mesmos princípios de critérios da Lei 10.098, de 1994, do Estatuto e Regime Jurídico Único dos servidores estaduais, o regimento do Irga foi elaborado em 2014 e enviado à Secretaria da Fazenda para aprovação.

Com a demora, três turmas de profissionais que entraram na autarquia após 2014 via concurso não gozaram dos benefícios – o que vai acontecer a partir da promulgação da lei. As promoções se darão pelos critérios de desempenho individual e tempo de serviço.

A aprovação da regulamentação feita pelo GAE foi comemorada pelo presidente do Irga Rodrigo Machado. A melhoria das condições salariais dos servidores foi uma das prioridades de Machado desde que assumiu o cargo, em setembro de 2021.

Ao reconhecer a sensibilidade dos técnicos e conselheiros do grupo ligado à Fazenda em reverter uma antiga distorção, o presidente da autarquia disse encerrar um ano mais aliviado por ter ajudado a concretizar o atendimento desta demanda, que segundo ele, “é um passo importante na mais que merecida e desejada valorização dos servidores do instituto”.