Vende-se (ou tenta-se vender) a Cesa - Leia e este e outros destaques do Blog desta quarta (3)

Vende-se (ou tenta-se vender) a Cesa - Leia e este e outros destaques do Blog desta quarta (3)

Sete unidades da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) serão objetos de leilão, na tarde desta quarta-feira (3). Se serão negociadas, numa época em que os grandes grupos seguram os investimentos, é outra história. As estruturas de Garibaldi, Camaquã, Capão do Leão, Passo Fundo, Lagoa Vermelha e os dois lotes de Santa Bárbara do Sul têm preço de arrancada de R$ 71 milhões.

A extinção da Cesa foi aprovada em 2018 e o fechamento definitivo dos portões, que seria no último dia de 2020, foi adiado para o próximo 31 de março.

Entre os produtores, como os da região de Camaquã, onde a Cesa tem um papel fundamental na comercialização das safras, a expectativa é grande com relação ao desdobramento do leilão.

 

MISSÃO CUMPRIDA

Criada há quase 70 anos para estocar safras e regular o seu escoamento, a Cesa chegou a ter 25 unidades funcionando em 23 município do RS. E deu certo. Mas com o tempo e com sucessivas más administrações centrais, a companhia ficou obsoleta e deficitária.    

DEPUTADO QUER TRATAMENTO IGUAL

O deputado federal Jerônimo Goergen enviou mensagem ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) solicitando a equalização dos tributos do biodiesel e do diesel convencional.

SÓ PARA O FÓSSIL

O Decreto 10.638, publicado na última segunda-feira (1º) zerou as alíquotas de Pis/Cofins do diesel fóssil no período que compreende o primeiro dia de março ao último dia de abril.

SEM RETORNO

Goergen, que até esta terça-feira, não tinha nenhuma resposta do almirante, lembra que tal paridade está garantida em lei.

MÁGOA

O parlamentar progressista, que está disposto a concorrer ao Senado pelo RS, ainda está magoado com o tratamento recebido dos assessores do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que aliás, também fala em ser senador.  

BARRADO NO BAILE

Em Pelotas, no dia 11 de fevereiro, Goergen foi barrado de um almoço que reuniu Mourão e lideranças rurais do Estado. Chateado, o deputado desistiu até de ir à solenidade oficial da abertura da colheita do arroz, realizado em ato contínuo, em Capão do Leão.

LEITE DE FORA

A importação de leite, sobretudo do Mercosul, está tirando a competitividade do produto doméstico. Essa é a queixa da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).

COMBINAÇÃO DE FATORES

O presidente da entidade, Marcos Tang, sugere a adoção de medidas para brecar o volume de compra do leite de fora, que somada ao aumento do custo e as últimas estiagens no RS, coloca os produtores de leite gaúchos e brasileiros numa situação preocupante.

MAIS MILHO

Outra medida apontada por Tang seria a disponibilização do milho da alimentação das vacas mais barato aos produtores.  

TRIGO

Com 148 sacos/hectare alcançados em campos de Vacaria, a cultivar TBIO Ponteiro, de ciclo médio, foi a que atingiu a maior produtividade entre as 29 testadas no RS pelo Estudo de Cultivares em Rede (ECR). Essa é a décima edição do trabalho, promovido pela Farsul e pela Fundação Pró-Semente, com o patrocínio do Senar-RS.

LUCRO

Ao apresentar os resultados, a coordenadora da pesquisa Kassiana Kehl informou que a escolha da cultivar pode significar uma diferença superior a R$ 2.000,00 por hectare na renda dos produtores.

No link abaixo você tem acesso aos dados do estudo:

PDF da apresentação com principais informações do ECR Trigo 2020