Leite: enfim, uma planilha de custos atualizada

Leite: enfim, uma planilha de custos atualizada

Pedido antigo dos produtores gaúchos de leite, a revisão mais periódica da planilha de custos da atividade primária foi finalizada nesta terça-feira (19) pelo Conselho Paritário do Leite – Conseleite RS – que reúne criadores e indústria. O resultado, que servirá para elaboração do preço-referência, será apresentado na reunião mensal ordinária do conselho, marcada para próxima terça-feira (26).

Os dados para formação da planilha foram cooptados ao longo do ano passado pela Emater/RS e pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), ligado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão.

Presidente do Conseleite-RS, Rodrigo Rizzo (centro na foto) explica que o atual perfil dos produtores, perfeitamente adaptado às novas tecnologias e sempre atualizado, exige uma revião mais frequente dos dados que a ele interessam.

“É fundamental essa reavaliação periódica dos cálculos de custos para que haja uma remuneração permanentemente justa”, comenta Rizzo, também assessor da Presidência da Farsul.

O valor de referência do leite no Estado, em dezembro, foi de R$ 1,5658, uma variação positiva de 2,74% sobre o mês anterior. O reajuste anual foi de 19,67%.