Na gangorra dos grãos, a pecuária se fortalece

Um café da manhã, nesta segunda-feira (18) na Farsul marcou o lançamento do Guia dos Remates de Primavera, elaborado pelo Sindicato dos Leiloeiros do Rio Grande do Sul (Sindiler-RS). O sentimento é de otimismo entre leiloeiros e criadores com os 243 eventos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, 15% a mais do que os remates do ano passado.
A confiança numa temporada de bons negócios vem após uma balançada nas cotações do boi em função do tarifaço norte-americano. O fato é que entra e sai ano a pecuária, mesmo com suas oscilações, se mostra um negócio estável. E se os grãos baixam na prateleira de preços, como está acontecendo neste ano com o arroz e há dois anos com a soja, a pecuária paga a conta.
De acordo com o leiloeiro Fábio Crespo, que preside o Sindiler, a procura por reprodutores com genética apurada cresceu expressivamente, “em até 18%”, nesse último ano.
“É certo que quem compra gado de boa genética, vai colher melhor na hora de vender o terneiro ou o boi gordo”,
disse Crespo em entrevista ao Conexão Rural.
Alguns desses leilões do guia já estão marcados para Expointer, que começa no final do mês, em Esteio, onde testemunhei, nesta segunda-feira, ritmo acelerado dos trabalhos de preparação do parque. Estarão em pista mais de 5.107 animais de argola. Somados aos 1589 rústicos, o número de inscritos é 40% maior que da Expointer de 2024.
Também entrevistei o presidente da Farsul, ontem. Se Gedeão Pereira se mostra empolgado com a comercialização de gado, tanto nos leilões da Expointer como nos demais eventos, seus pés estão bem no chão quanto ao movimento de negócios da feira. E eles se refere às máquinas, aos equipamentos, aos insumos e a tudo aquilo que os produtores rurais buscam na feira de Esteio.
“O momento é complicado, com muitos produtores endividados e sem uma solução ao ponto de dar segurança para a próxima safra”,
disse o dirigente, que também assinalada as quebras recentes de safra, os preços baixos e a alta taxa de juros como fatores limitante para uma comercialização cheia na Expointer.