O agro gaúcho bem representado por Gedeão e Domingos

Durante o lançamento da 48ª Expointer, nesta quarta-feira (6), em Brasília, o presidente da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), João Martins, anunciou que o seu próximo 1º vice-presidente será o gaúcho Gedeão Pereira. A eleição, que será em outubro, teve as inscrições de chapas fechadas no final da tarde desse mesmo dia 6. Na cabeça da nominata única está o baiano Martins, que será reconduzido para um quarto mandato.
A escolha de Gedeão para ser o segundo homem na hierarquia da entidade mais poderosa do agronegócio do Brasil é um sensato e justo reconhecimento pela sua atuação na confederação, desde que foi convidado a acumular os postos de 2º vice-presidente e diretor de Relações Internacionais da CNA. O veterinário bageense representou à altura a confederação e, por consequência, os produtores brasileiros nas missões a ele conferidas no país e ao redor do mundo, nesses últimos quatro anos.
Gedeão assumiu a Farsul em 2018, após uma leal parceria com o icônico Carlos Sperotto, de quem virou vice após ter sido oposição em eleição na década de 1990. No comando da casa, praticou um estilo próprio de gestão. Seguro de si e ciente do tamanho da Farsul, ouviu muito, chamando para o seu entorno e dando moral a outras lideranças e entidades. Sem estrelismo, com simplicidade e respeito, afinal todos defendem a mesma bandeira.
Gedeão Pereira sai da Farsul para ser o segundo homem da CNA deixando no seu lugar outra singular figura. O agrônomo e produtor rural Domingos Velho Lopes construiu nesses últimos anos uma reputação baseada nas boas relações, mas sobretudo no conhecimento. Domina como poucos as entranhas de um dos calcanhares de aquiles da produção, que é a legislação ambiental. Ele também conheceu o outro lado do balcão como secretário estadual da agricultura.
A federação mais antiga do Brasil cruzará a fronteira do seu primeiro centenário em íntegras mãos. O mesmo vale para CNA. Os produtores rurais gaúchos e brasileiros estão bem representados.
_________________________________
A coluna diária de Alex Soares é reproduzida também em áudio para os programas Primeira Hora e Redação Acústica (Rádio Acústica FM), Bom Dia Cidade e Boa Tarde Cidade (Rádio Tchê São Gabriel) e Jornal da Manhã (Tchê Alegrete). Ouça abaixo