SEGUNDA ONDA DE SECA NO RS PROVOCA OFENSIVA DAS ENTIDADES RURAIS

SEGUNDA ONDA DE SECA NO RS PROVOCA OFENSIVA DAS ENTIDADES RURAIS

Coluna quarta-feira, 18 de Novembro de 2020

ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA ENFRENTAR A ESTIAGEM   

Reunidos na última segunda-feira, lideranças da Farsul, Fetag-RS, Fecoagro, Emater-RS e Famurs traçaram as bases de uma estratégia coletiva para minimizar os efeitos da segunda onda de estiagem que abate a agropecuária gaúcha em menos de um ano. Cartas com solicitações aos governos federal e estadual serão enviadas.

A mobilização é justificável e oportuna, já que a situação é crítica em todas as regiões produtoras do Estado. Em alguns municípios, devido a sazonalidade da cultura, a gravidade é ainda maior, como nos do Noroeste. Em Erechim, nas lavouras iniciadas ainda na primeira quinzena de agosto, a Emater-RS já anotava perdas. Somente até a semana passada, elas eram de 30%.

EFEITO DOMINÓ

Com a safra frustrada perdem os produtores, fornecedores, o poder público que deixa de arrecadar. Perdem outras cadeias produtivas, como a da proteína animal e a leiteira, que têm no milho importante fonte alimentar.  
 

AGILIDADE EM BRASÍLIA

Na pauta endereçada à ministra Tereza Cristina está:

1 Agilidade na emissão do RPC, que é o Relatório de Comprovação de Perdas, a fim de acelerar a implantação de outra cultura na mesma área que teve financiamento

2 Criação de linha de crédito de custeio de milho emergencial

3 Aumento da oferta de pelos menos 100 mil toneladas dos estoques de milho para o RS

4 Aumento para ao menos o dobro do limite estabelecido pela Conab para consumo de milho para criação leiteira.  


ESTÍMULO À IRRIGAÇÃO NO RS

Na reunião na sede da Fetag, além das participações presenciais dos representantes das entidades, participaram remotamente o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo.

Para o governo do RS foi pedido o seguinte:

1 Criação de um grupo de monitoramento dos impactos da estiagem

2 Uma política de incentivo à reserva de água e irrigação, adequada à realidade das propriedades rurais e à legislação ambiental, cujo entendimento precisa ser consolidado pelos órgãos governamentais.

3 Incentivo tributário para facilitar a aquisição de equipamentos de irrigação

4 Reabertura do programa troca-troca de milho safrinha e antecipação da abertura do programa de forrageiras.

 

 

SÉRIE DO SENAR-RS ESMIÚÇA A PECUÁRIA

Foi com mais de 400 visualizações simultâneas que o Senar-RS abriu, nesta terça-feira (17) o seminário 2020 “De Onde Virão os Terneiros”. O evento, que presencialmente roda o estado desde 2012, consiste este ano numa série de lives, com a participação de técnicos da pecuária e lideranças do setor rural.

HORÁRIO PADRÃO

O primeiro de uma série de seis encontros, que começam sempre às 19h30mim, aconteceu nesta terça-feira, sob o tema “A necessária Maior Produtividade dos Rodeios de Cria”. Coordenado pelo veterinário Pedro Faraco Rodrigues, o painel teve como debatedores Gedeão Pereira, José Alcindo de Souza Ávila, José Fernando Piva Lobato, Antônio da Luz e Antônio Camardelli.

DATAS

­­­­Nesta quarta-feira (18) será a segunda etapa e vai discutir os Sistemas forrageiros para rodeios de cria. Os demais encontros serão nos dias 18, 19, 23 e 25 de novembro. A transmissão é pelo canal do Senar Rio Grande do Sul do You Tube.

 

EM TEMPO REAL

Três novas estações meteorológicas foram instaladas em São Borja, Bossoroca e Jaguari. Resultado da parceria entre a Secretaria Estadual da Agricultura, MPE e empresas de herbicidas, a iniciativa pretende instalar até dezembro mais 20 estações em diferentes partes do Estado.

 

FREIO JOVEM COM DEBATE

Entre 23 a 25 de novembro, a ABCCC promove a final do Freio Jovem, no parque Assis Brasil, em Esteio. Serão oito categorias que conhecerão os seus campões. A novidade deste ano será a realização de um painel, após as provas, que reunirá ginetes campeões do Freio de Ouro.