LEITE: ENTIDADES GAÚCHAS SOLICITAM MEDIDAS AO MAPA

LEITE: ENTIDADES GAÚCHAS SOLICITAM MEDIDAS AO MAPA

Farsul, Fetag e Conseleite-RS encaminharam documento para a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, pedindo atenção à situação da cadeia leiteira no estado. As entidades solicitaram algumas medidas para buscar amenizar a grave crise que atinge o setor, especialmente pelo impacto da estiagem no primeiro trimestre do ano que afetou negativamente a produção de grãos e a formação das pastagens, problema que retornou nos últimos meses. No ofício, também é ressaltada a entrada de leite em pó e outros produtos lácteos do Mercosul, sobretudo da Argentina. 

As entidades solicitam a execução de mecanismos de política pública como forma de amenizar o quadro. Os pedidos estão divididos em dois cenários. O primeiro trata diretamente do produto leite e seus derivados, que necessita de ação imediata, já o segundo visa os custos de produção no início de 2021.

Para a produção leiteira, o pedido é que sejam utilizadas as seguintes ferramentas, Aquisições do Governo Federal (AGF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF) como meio de enxugar a oferta de produtores e suas cooperativas.

Em relação aos custos de produção, a demanda é de ações que minimizem a forte aceleração dos últimos meses, como Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO), aumentando a oferta de milho e soja nas regiões produtoras de ração para produção de leite. Para isso, a solicitação é que os recursos sejam disponibilizados em fevereiro de 2021 para que possam ser utilizados logo no início da colheita da safra de verão.