SEGURO RURAL NO BRASIL PASSA POR UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO

SEGURO RURAL NO BRASIL PASSA POR UMA PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO

Coluna sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Frase do dia 
"Não permitiremos nunca medidas que protejam produtores de outros países em detrimento dos produtores brasileiros. Isso é inegociável”
Ênio Fernandes, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, sobre as negociações dos governos brasileiros e norte-americano envolvendo etanol e açúcar. 

MAPA PUBLICA REGRAS PARA CAPACITAÇÃO DE PERITOS DO PSR

Melhorar a qualidade do atendimento, emprestando cada vez mais credibilidade às operações. Essa é a meta do Ministério da Agricultura em relação ao seu Programa de Seguro Rural (PSR). Várias medidas têm sido tomadas  neste sentido. Nesta quinta-feira, o Mapa publicou no Diário Oficial da União a Resolução 77, do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, os parâmetros a serem observados na capacitação técnica dos peritos agrícolas que atuam na regulação de sinistros de apólices contratadas. 

Cursos 
São os procedimentos a serem adotados pelas seguradoras habilitadas para treinar os seus peritos. O Mapa espera que até o final de 2020 as empresas comecem a divulgar os cursos, que serão à distância, nesta primeira fase. Esses cursos poderão poderão ser feitos por instituições públicas ou privadas e também pelas seguradoras. 

Estímulo 

"O trabalho dos peritos é primordial para o desenvolvimento do seguro rural no país, por isso é preciso estimular a qualificação desses profissionais", diz Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa. 

Expansão 
Ele também diz que o outro desafio é aumentar o número de profissionais habilitados no país, já que o número de áreas protegidas vem num acelerado ritmo de  crescimento. "A demanda por vistorias e outros atendimentos será cada vez maior", antecipou Loyola. 

Cortes atrapalham
Para a safra 2020-21, o valor da subvenção oficial deverá fechar em R$ 880,9 milhões. Estavam previstos R$ 1 bilhão, mas alterações no Orçamento da União por conta dos gastos com a pandemia reduziram a a meta. Mesmo assim é três vezes o aplicado em 2019, que também teve recursos cortados por conta de cortes orçamentários. E isso refletiu na área brasileira segurada. 

Área ampliada 
Em 2020 são 12,7 milhões hectares cobertos contra 6,7 milhões de 2019. A previsão do Mapa para o exercício 2021 é de que sejam assinados 220 mil contratos que vão segurar 15,3 milhões de ha com a ajuda do governo federal, que ao fim e ao cabo auxilia o produtor com 1/3 do valor da apólice. 

O Fator Gestão


Trabalhando em plena sintonia com a ministra Tereza Cristina, Loyola foca todos os seus esforços para transformar a realidade do seguro na agricultura brasileira. Paranaense, atuou na Federação da Agricultura do seu estado e na assessoria técnica da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA) antes de ser convidado para trabalhar no Mapa pela ministra. 

RÁPIDAS 

Pronaf - Mapa anunciou nova prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf. Documentos que vencem  entre  24/9 e 31/12 ganham mais 6 meses. As que vencem entre 1º/1 e e 31/3 serão ampliadas em 3 meses.

Cara nova - Farsul está estreando sua nova logomarca. A nova identidade visual fica mais parecida com as logotipias da CNA e demais federações, sem perder a sua marca originária. 

Expointer digital - Conexão Rural na cobertura da Expointer Digital, em Esteio. A partir deste sábado.