SEMENTES DA CHINA FORAM TESTADAS NOS EUA E NÃO APRESENTARAM RISCOS 

SEMENTES DA CHINA FORAM TESTADAS NOS EUA E NÃO APRESENTARAM RISCOS 

Coluna, sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Frase do dia 

“Um marco histórico para a economia do estado e para nosso negócio de trigo e derivados. Tivemos alguns desafios como adaptar a plantadeira e colheitadeira, buscamos fertilizantes e remédios próprios para trigo, mas podemos sim dizer que foi um sucesso, não só pela produtividade como também pelo curto prazo de duração do plantio até a colheita”,

 Alexandre Salles, produtor rural no Ceará

 

GAÚCHOS TAMBÉM RECEBERAM AS SEMENTES ASIÁTICAS PELOS CORREIOS

Sementes enviadas via Correios também foram recebidas no RS. A jornalista Carla Santos, de Porto Alegre, conta que recebeu, ainda no ano passado, uma encomenda acompanhada de um pacotinho de sementes. “É como se fosse um brinde, que veio junto a uma compra realizada em um site da China. Não plantei, mas guardei as sementes. Agora vou encaminhá-las ao Mapa, conforme a orientação. Não tinha ideia de que isso pode representar risco fitossanitário ao país”, explica. 

Encaminhamento 
A Superintendência do Ministério da Agricultura no estado também recebeu uma amostra, recebida em Novo Hamburgo. "Todas as sementes de origem desconhecida, que chegarem sem terem sido solicitadas, devem ser encaminhadas a uma unidade do Mapa, da Secretaria da Agricultura ou Emater no interior", orienta o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas e Sanidade Vegetal da SFA/RS, o auditor fiscal agropecuário Mauro Ruggiro. 

Laboratório 
Ele também informa que sementes do mesmo tipo foram recebidas nos Estados Unidos. Testadas, não apontaram nenhum risco de contaminação. No Brasil, as amostras estão sendo encaminhadas para Goiânia, onde serão analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiás. 

Centrais 
O fiscal também informa que os produtos comprados de outros países, no esquema e-commerce, passam por triagem em centros do Mapa localizados em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Sempre passa 
Encomendas de pequeno volume são direcionadas em sua maioria para Curitiba, onde passam pelo Raio-X dos Correios e por um cão farejador do Mapa. “São realizadas muitas apreensões ainda no centro de triagem internacional, mas eventualmente, pelo grande volume, um ou outro item pode passar”, afirma Ruggiro.

Orientação 
Produtores que receberem essas sementes devem encaminhá-las a uma unidade do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura ou escritório da Emater. Se não houver uma unidade próxima na sua localidade, o telefone da Superintendência no RS é o (51) 3284-9588.

 ARGUMENTOS DA FARSUL CONVENCEM GOVERNO A ALTERAR PROPOSTA 
Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Federação da Agricultura do RS reafirmou o apoio às propostas dos governos federal e estadual que venham a racionalizar o custeio do setor público. No caso da proposta da reforma tributária do governo Leite, o respaldo já tinha sido sinalizado em outras ocasiões pelo presidente Gedeão Pereira, desde que houvesse o ajuste nos trechos que significariam aumento de custos dos produtores. 

Pleito atendido

A negociação entre Farsul e governo, que tem se dado em alto nível, resultou num recuo da equipe fazendária, que em números representam o cancelamento de um custo extra anual de R$ 1 bilhão da produção. O trecho, agora deletado, derrubaria parcialmente o incentivo oferecido ao setor industrial de insumos e seus distribuidoras. 

Pendência 

Farsul também peleja contra o fim da desoneração dos alimentos e pela manutenção do percentual do ITCD, que em caso de reajuste,  dificultaria as operações de transmissão de doações e bens. E é muito provável que as alíquotas de 3% a 6% fique como está. 
Leia a carta da Farsul no link abaixo: 

http://www.farsul.org.br/files/ef35f45d62d323d4866d4db0acea1f8a/midia_document/20200917/20200917171219294.pdf

 

GOVERNADOR RECEBE PEDIDOS DO SETOR ARROZEIRO   

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta sexta-feira, o presidente da Federarroz, Alexandre Velho e o diretor administrativo da Farsul, Francisco Lineu Schardong. Na conversa com Leite, acompanhada pelo deputado federal Alceu Moreira, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), os dirigentes abordaram a preocupação do setor em relação ao futuro do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), falaram sobre mercado de arroz e da reforma tributária estadual. 

Leite mostrou estar por dentro das necessidades do instituto, que terá um novo presidente em outubro, segundo o próprio Leite, "identificado com o setor". Ele elogiou o estudo feito pela Secretaria Estadual da Agricultura para elaboração do plano de reestruração da autarquia. 

RÁPIDAS 
Leite - Conexão Rural deste sábado vai falar sobre a cadeia produtiva do Leite, com uma conversa simultânea com os presidente da Gadolando, Marcos Tang e com o presidente do Conseleite, Rodrigo Rizzo. 

Resultado - A balança comercial brasileira do agro registrou superávit recorde de US$ 61,5 bilhões de janeiro a agosto de 2020. Foram 152,4 milhões de toneladas exportada, aumento de 15,8% sobre 2019. A informação é do Ministério da Economia. 

Esteio - A Secretaria Estadual da Agricultura anunciou que serão aplicados todos os protocolos sanitários para garantir  segurança sanitária aos que forem em Esteio, na Expointer Digital 2020, que será promovida entre 26 de setembro a 4 de outubro.