O COALIZAÇÃO BRASIL USOU INDEVIDAMENTE O NOME DO PRODUTOR RURAL

O COALIZAÇÃO BRASIL USOU INDEVIDAMENTE O NOME DO PRODUTOR RURAL

Coluna, quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Ouça o Podcast - https://soundcloud.com/onexoural/podcast-conexao-quem-o-coalizao-brasil-representa


Frase do dia 
"Estamos planejando aquela viagem à Amazônia. Vai ser feita no final de outubro. Não são só embaixadores europeus. Para não ficar uma coisa tendenciosa, vai ter de outros lugares também”

Vice-presidente Hamilton Mourão, após receber carta assinada por oito países da Europa, em que condicionam seus negócios com o Brasil ao controle do desmatamento.

Quem o Coalizão Brasil representa? 

No dia seguinte a uma matéria veiculada pelo Jornal Nacional, que informava a entrega de um documento ao governo federal assinada por organismos ambientais e entidades do agronegócio, tradicionais instituições que de fato representam os produtores rurais reagiram. A resposta mais contundente foi da Aprosoja Brasil, que não concorda com a generalização utilizada na edição do telejornal da Globo, que deu a entender que os produtores eram sócios do manifesto e que estariam inseridos no denominado grupo "Coalizão Brasil".  

"Terrorismo, ideologia e interesses"

“Esse pessoal não nos representa, e vejo três motivações nisso: politicagem, ideologia e interesse econômico", comentou o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz (foto), em vídeo enviado ao Canal Rural. Para ele o Coalizão Brasil é formado por ONGs, que em sua maioria são terroristas, por empresas, que estão defendendo apenas os seus lucros e por entidades "que nada mais são do que atravessadores", que se  dizem alinhadas com o campo, mas que tem por finalidade explorar a produção.

Redundância 
Bartolomeu diz também que ações já estão sendo feitas pelas verdadeiras entidades representativas dos produtores e que Aprosoja está junto com a Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e com o governo federal trabalhando na construçõe das ações e respostas ambientais necessárias.  

Propostas 
A carta do "Coalizão Brasil", grupo que se diz formado por mais de 200 integrantes, se resume a apresentação de seis propostas para “deter de forma rápida e permanente o desmatamento na Amazônia". Entre os itens levantados estão maior fiscalização e responsabilização aos que desmatam, suspensão do CAR em propriedade sobre florestas e interrupção dos processos de regularização fundiária de imóveis com desmatamento. 

Sem ratificação 
A Confederação Nacional da Agropecuária (CNA) não havia se manifestado publicamente até esta quarta-feira, o que deverá acontecer hoje, mas é certo que internamente o manifesto não caiu bem. A Rede Globo não fez qualquer reparação sobre a real representatividade do grupo. 


Irga busca um presidente 
Começou a circular uma lista com nomes de possíveis futuros presidentes do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), a ser efetivado em outubro, com a saída de Guinter Frantz. Eis alguns: o do conselheiro do instituto Ivo Lessa, do diretor da CEEE, Lúcio Prado, do prefeito de Tapes, Silvio Rafaelli e de Aníbal Ribas, coordenador político da Secretaria Esdual da Agriculturs na Região Sul.  

Nome de consenso 


Entretanto, o nome do professor Enio Marchesan (UFSM) ganha mais uma vez força. Membros do Conselho Deliberativo renovariam o convite a Marchesan ainda essa semana. Uma eventual nomeação dele seria consenso entre técnicos e funcionários do Irga e teria a concordância fácil do secretário da Agricultura Covatti Filho. Basta o professor querer. 


 

Rápidas - 
Amazônia - Não está fácil a vida do vice Hamilton Mourão. Além de ter que se defender do oportunismo econômico do Exterior, tem que administrar as ações dos incendiários domésticos.   

Estratégia - Aliás, oposição e mídia organizada acharam um ponto sensível a explorar. As manchetes do desmatamento amazônico vai continuar. 

Trigo - Presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, comemora a evolução das lavouras de trigo no Estado. A torcida de Pires é para uma safra superior a 3 milhões de toneladas. Pelo andar da carruagem, acima das 2,2 milhões de t. do ano passado é certo. 

Momento gaúcho - É hoje à noite a Live-Show Fortral/Rancho King/Blue Ville. A partir das 19h com show de Rogério Melo e César Olveira, Porteira do Pago e Capitão Faustino. Transmissão no face da Fortral. 

  

 

Podcast - quinta-feira, 17 de setembro de 2020