ETANOL: E SE OS AMERICANOS NÃO FIZEREM O MESMO COM O AÇÚCAR?

ETANOL: E SE OS AMERICANOS NÃO FIZEREM O MESMO COM O AÇÚCAR?

Coluna, segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Ouça - https://soundcloud.com/onexoural/podcast-conexao-brasil-isenta-etanol-dos-eua-aguardando-reciprocidade-para-o-acucar

Frase do dia 

"O Brasil precisa deixar de se sentir uma vítima da globalização e passar a seguir o exemplo do setor agropecuário, que sabe aproveitar bem as oportunidades que a globalização oferece".


Henrique Meirelles secretário de Fazenda do Estado de São Paulo e ex-ministro da Fazenda, durante live do Grupo Líderes Empresariais (Lide). 

Quem vai pagar a conta da transição?   

Entre os convidados da edição do Conexão Rural do último sábado (12) esteve o servidor de carreira do Ministério da Agricultura, o médico veterinário Bernardo Todeschini. No início deste ano, ele foi transferido para Bruxelas, Capital da Bélgica, onde, junto com o colega Guilherme Costa, exerce a função de adido agrícola brasileiro junto à União Europeia. A entrevista foi dada em conjunto com a acadêmica Júlia Abud de Lima, do Nespro - Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva. Todeschini é um dos conferencistas da XV Jornada Nespro, que acontece nos dias 1º e 2 de outubro, em formato virtual. Ele vai falar no início da tarde do primeiro dia, no painel "A Economia Global e o Setor de Proteína Vermelha", no qual também participam Antônio Mário Penz, diretor da Cargill e Fernando Mattos, presidente da Inac, do Uruguai. 

Veja e ouça a entrevistahttps://www.youtube.com/watch?v=ieaeDIOkvrM&t=2s

Pacto verde 
Todeschini disse que ele e o colega Guilherme têm focado suas atenções nos movimentos políticos em torno do Pacto Verde, lançado pela Executiva da UE, Ursula von der Leyen, assim que tomou posse no ano passado.  O objetivo do programa, que prevê alterações profundas na produção e no consumo de enegia dos países integrantes da UE, pretende zerar a emissão de carbono no bloco até 2050. 

Influência 
As medidas vão da remodelagem estrutural e arquitetônica das cidades, cujos prédios consomem muita energia para o aquecimento, à redução do uso de agroquímicos na agricultura. Tanto nas lavouras locais como nas dos países parceiros fornecedores. A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil depois da China.

Entrave
O grande nó do audacioso plano ambiental é a sua viabilidade. "Quem vai pagar a conta da transição deste atual modelo de vida e de produção para um outro mais sustentável e orgânico é a interrogação que sempre encerra os debates", informou Todeschini. 

Mídia e política 
O adido também comentou que nem tudo que é notícia vira necessariamente um regramento nas relações internas da UE e com os países de fora. "Por isso que temos dado mais atenção nestas relações políticas entre os países do que aquilo que sai na mídia", completou. 


 

Etanol americano isento sob a promessa de acontecer o mesmo com o açúcar brasileiro 


Depois do arroz, o governo brasileiro decidiu renovar a isenção da tarifa de importação de 188 milhões de litros de etanol dos EUA. Na sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores emitiu nota na qual justifica a medida nas negociações que vêm sendo feitas pelos dois países para a exportação do açúcar brasileiro e para compra e venda de milho entre os dois países.   

Contrariedade 
A decisão, entretanto, não foi unânime. Ao contrário do que aconteceu na queda da TEC do arroz, quando a ministra Tereza Cristina se opôs num primeiro momento, mas depois acabou sendo convencida da necessidade de derrubar a tarifa, no etanol a sua contrariedade se manteve. 

Itamaraty 1 x 0 Mapa
A ministra queria condicionar a liberação dessa taxa à isenção das tarifas de entrada do açúcar no mercado norte americano, que chegam a 140%. Na silenciosa queda de braços com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, venceu o Itamaraty.  

Prazo 
A decisão do governo, entretanto, não aconteceu do nada. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro antecipou o acordo a lideranças do setor sucroalcooleiro, sob o comprometimento do governo chegar a um acordo com os americanos para zerar as tarifas da entrada do açúcar nos EUA. Araújo pediu três meses para isso se concretizar. Se não conseguir, o bom humor dos até aqui aliados pode mudar. Os produtores e usineiros amargam fortes prejuízos com a pandemia e ainda têm muito etanol estocado. 

Rápidas  
Embarques - US$ 8,91 bilhões: esse foi o valor exportado pelo agronegócio brasileiro em agosto. O crescimento real é US$ 646,24 milhões sobre 2019. 

Ou vai ou racha - A semana promete fortes emoções com a intensificação do debete da reforma tributária do governo estadual. 

Medalha - Febrac vai promover a segunda edição da Medalha Paulo Brossard, durante a Exposição de Animais, que vai marcar os 50 anos do Parque Assis Brasil, em Esteio, no fim do mês.

Música - Quinta-feira (17) tem live-show da Fortral-Rancho King-Blue Ville. Cantam Rogério Melo e Cesar Oliveira, Capitão Faustino e Grupo Porteira do Pago. Começa às 19h.  

   

Podcast Conexão - segunda-feira, 14 de setembro de 2020