SAFRA 2020-21: leve aumento de área e recuperação de produção

SAFRA 2020-21: leve aumento de área e recuperação de produção

Coluna, sexta-feira, 11 de setembro de 2020


Frase do dia 

"Arroz vai continuar nas prateleiras"
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em vídeo postado nas redes sociais, pedindo tranquilidade à população. 

 


Leve aumento de área e recuperação da produção no RS

Na primeira estimativa da próxima safra de verão do RS, anunciada pela Emater nesta quinta-feira, os principais destaques são um ligeiro aumento de área e a previsão da recuperação da produção, reduzida drasticamente pela seca verificada durante a safra 2019-20. Com quase 800 mil hectares (+ 5%), o milho é o que mais deve aumentar sua área de cultivo. A soja também avança e deve passar da marca dos 6 milhões de ha (+1,50%). As demais culturas terão pequenos acréscimos de plantio: arroz (+1,7%); feijão (0,8%) e milho silagem (0,7%). 

Divulgação virtual 


As previsões da Emater foram feitas via teleconferência pelo seu diretor-técnico, Alencar Rugeri. A live teve a participação do secretário de Agricultura, Covatti Filho e do presidente da Emater, Geraldo Sandri (foto).

Cálculo 
A quantidade de hectares semeados é a principal referência de medição para prever números de safras. Ela é estimada a partir da média plantada por município nos últimos dez anos.

Normalização 
A partir dai, entram todas as variáveis que fazem a agricultura uma das atividades de maior risco. Tudo dando certo, principalmente quanto ao fator meteorológico, o RS caminha para uma expressiva colheita de mais de 32 milhões de ha, segunda maior do seu calendário agrícola. 

De novo? 
Na atualização da Agência Americana de Meteorologia (NOAA) desta  quinta-feira são reais as chances da ocorrência de La Niña no último trimestre de 2020. O fenômeno, segundo a agência, pode ser de intensidade fraca a moderada e é de curta duração. A neutralidade retornaria nos primeiros meses do ano. O Sul do Brasil é sempre atingido quando isso acontece. 

O prestígio ficou para trás 

O protagonismo ficou para trás mesmo. Em meio a toda essa confusão envolvendo o setor orizícola, nenhuma palavra do Instituto Riograndense do Arroz sobre preços, abastecimento ou queda de tarifas de importação. Sem ter sequer um diretor comercial nomeado e com um presidente desgastado e ausente, o Irga se resume hoje a uma trivial repartição de apoio do Estado. 

Entretanto, internamente, funcionários se alvoroçaram ontem com o zumzumzum de que Guinter Frantz está deixando a presidência da casa no final deste mês. No seu lugar, deverá asumir o atual diretor-técnico da autarquia, Ivo Mello, num mandato tampão até o fim deste ano.  

Ao vivo 


No programa Conexão Rural deste sábado teremos a participação, desde Bruxelas, de Bernardo Todeschini (foto), adido agrícola do Brasil junto à União Européia. Também ao vivo, falará o engenheiro agrônomo Marcus Vinicius Martins, coordenador geral de Produção Agrícola da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa. Ele abordará os programas e ações governamentais que beneficiam os setores do tabaco e da olivicultura no Brasil.