Anffa-RS destaca contribuição dos médicos veterinários no seu dia

Anffa-RS destaca contribuição dos médicos veterinários no seu dia

Auditores agropecuários médicos veterinários exercem funções em toda a cadeia produtiva
 

No Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro, a Delegacia Sindical no RS do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (DS-RS Anffa Sindical) destaca as várias atividades exercidas por este profissional dentro da carreira, que é composta também por agrônomos, químicos, farmacêuticos e zootecnistas.

Uma das funções dos Affas que o consumidor mais conhece – por causa do selo SIF presente em produtos de origem animal - é a inspeção. Nesta, os médicos veterinários que atuam nos frigoríficos, verificam os animais antes do abate e, após, inspecionam o material em busca de lesões ou alguma irregularidade que possa trazer risco à saúde humana. É nesta etapa da produção, que os Auditores Fiscais Federais Agropecuários podem condenar uma carcaça por doenças como tuberculose, brucelose entre outras.

“É preciso ter o olho treinado para encontrar lesões em um processo que é contínuo e muito rápido”, afirma o delegado sindical Mario Peyrot Lopes. Além de trabalhar diretamente com produto, os auditores agropecuários também são responsáveis pela documentação que permite que esses produtos sejam exportados.

A defesa agropecuária é outra atividade realizada pelos dos médicos veterinários auditores do Mapa. Atuando em parceria com o serviço veterinário estadual, os Affas executam os programas nacionais de sanidade de rebanhos, que têm o objetivo de evitar a disseminação de doenças e garantir a saúde dos animais de produção.

A vigilância agropecuária é mais uma atribuição: entre os auditores que atuam em portos, aeroportos e fronteiras, os médicos veterinários despacham documentação e inspecionam cargas relacionadas à produção animal. Estão presentes também nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária.

Até os animais de companhia, quando precisam viajar, passam pelas mãos dos médicos veterinários do Ministério da Agricultura. E a saúde dos pets também está ligada ao seu trabalho, pois a inspeção relacionada às rações e medicamentos veterinários também é atribuição dos Affas. “É uma gama de atividades que exige atualização constante, treinamento e muita disposição, já que o agro brasileiro é o setor da economia que mais cresce”, afirma Peyrot.
 

Cuidar da saúde e do bem-estar animal em diferentes etapas da produção, da saúde humana, garantindo que somente alimentos seguros saiam das linhas de produção, sem esquecer da sustentabilidade ambiental e do fomento à atividade agropecuária, são atribuições dos médicos veterinários auditores fiscais federais agropecuários. 

Por Thaís D'Ávila