COM 103 FILHOS, CHAROLÊS DA FIGUEIRA GANHA O DIFUSÃO GENÉTICA 2020

COM 103 FILHOS, CHAROLÊS DA FIGUEIRA GANHA O DIFUSÃO GENÉTICA 2020

Figueira conquista dois prêmios genéticos da raça Charolês   

  

A Cabanha da Figueira levou para Arambaré dois importantes prêmio da raça Charolês concedidos pela Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares. O anúncio foi feito na semana passada, durante live do Dia do Charolês, no Seminário Virtual Promebo 2020.  

Os troféus foram conquistados com os touros “Jotabê 5972” (esquerda ou o de cima), vencedor do prêmio Supremacia Genética, e com Jotabê Intimidator “5357 BR #”, que com 103 filhos registrados, ganhou o Difusão Genética.

Referência pecuária  

André Corrêa Berta comanda a Figueira desde 1983, quando perdeu o pai Antônio Carlos Berta, pioneiro da cria de Charolês em meados da década de 1960, em Camaquã. A Figueira é uma das referências de genética pecuária do Estado.

"É um exemplar diferenciado, notamos isso logo que nasceu por causa das suas características fenotípicas. Ele já está difundindo sua genética em todo Brasil, tanto em planteis puros quanto no cruzamento”, comemora Berta ao falar com orgulho de "Jotabê Intimidator".

Reconhecimento

Já a Cabanha Santa Tecla, de Abelardo Luz (SC), de Jamil Deud Jr, conquistou o Difusão com a fêmea "Santa Tecla 1484 Meia Lua", que teve 17 filhos registrados no último ano. O criador Deud Jr, disse que o Mérito Genético é tão ou mais importante do que os grandes campeonatos obtidos nas pistas de grandes exposições. “É uma maneira de contemplar o trabalho das propriedades e valorizar o nosso progresso genético", comentou Deud. 

Remate

No dia 26 de setembro a Cabanha da Figueira e a Cabanha Cézar realizam leilão conjunto, a partir das 14h30, com transmissão pelo Lance Rural. O remate comemora os 50 anos da presença do Charolês na Exposição de Animais do Rio Grande do Sul.