NO DIA DA PÁTRIA, UMA MENÇÃO HONROSA AOS BRAVOS DIRIGENTES DE CLASSE

NO DIA DA PÁTRIA, UMA MENÇÃO HONROSA AOS BRAVOS DIRIGENTES DE CLASSE

Coluna, segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Frase do dia 


"Promover uma mudança à sociedade sem uma reforma administrativa, que feche a torneira dos gastos do Estado, que cada vez precisa de mais e mais dinheiro e ele parece sempre insuficiente, não é justo”

Gedeão Pereira, presidente da Farsul, ao comentar no Conexão Rural de sábado que a reforma tributária do governo gaúcho deveria ser acompanhada de uma segunda reforma.

Nem todas as batalhas são ganhas, mas não falta valentia

No dia dos 198 anos de Independência do Brasil, a coluna  registra a atuação patriótica destes pequenos exércitos que formam as nossas entidades classistas do setor rural. São homens e mulheres que não raro deixam de lado ou terceirizam as suas rotinas, suas famílias e seus negócios para empunharem bandeiras coletivas.

Sim, esses presidentes, diretores e integrantes de federações, associações ou sindicatos merecem todo o respeito. E mesmo faltando um maior reconhecimento pela parte dos seus representados, esses dirigentes estão ai firmes, pelejando  por mudanças, se antecipando a boas ou complicadas situações. E altruísmo também significa patriotismo.

Eloquentes ou mais reservados, mas sempre convictos, esses líderes  expõe permanentemente as suas biografias e comprometem muitas vezes os seus negócios em nome de algo que julgam maior.

Esse registro vem em meio a uma sequência de fatos que tem realçado o papel institucional desses grupos. Claro que nem todas as lutas terminam com êxito, mas no curso dessas batalhas três virtudes prevalecem: convicção, persistência, valentia e gosto pelo que fazem.

Entrevista 
No Conexão Rural do último sábado um dos entrevistados foi o presidente da Farsul, Gedeão Pereira. Nela, Gedeão Pereira fala do levante da federação para evitar novo aumento de custos a ser instituído pelo poder público ao setor. A entrevista de Gedeão está no link abaixo e pode ser ouvida no site do CR e nas plataformas de podcast.

 https://soundcloud.com/onexoural/o-estado-precisa-tambem-fazer-a-sua-parte-e-fechar-a-torneira-entrevista-com-gedeao-pereira

Antecipação
O líder da Farsul explicou que no texto original da reforma tributária do governo Eduardo Leite, a retirada parcial de incentivos das empresas de agroquímicos e mais a majoração das taxas registros de inventários significaria uma mordida extra pró-governo de R$ 1 bilhão na agropecuária. E isso foi notado pelo setor econômico da Farsul, que tão logo teve acesso à proposta, seus técnicos se debruçaram para estudá-la. 

Resultados

Na entrevista, ao comentar que o governo deveria também ter elaborado uma reforma administrativa, que corrigisse alguns dos excessos da dilatada máquina pública estadual, o dirigente informou que a argumentação junto ao governo já rendeu avanços. Com mudanças no texto aceitas as perdas com o novo saque pretendido já se reduziram a R$ 200 milhões.

Civismo 
Poderiam ser citadas ações e posturas de outras instituições gaúchas e brasileiras, sendo elas grandes ou mais acanhadas, conhecidas ou mesmo anônimas, que lutam estratégica e bravamente pelas causas demandadas, mas esse exemplo da Farsul é uma tradução próxima e recente de como a atuação de uma entidade classista repercute na vida dos seus representados. E civismo é justamente isso.    

Entrevista com Gedeão Pereira - Conexão Rural 5/09/20