VALORIZAÇÃO ALTA DOS GRÃOS BENEFICIOU FAIXA RESTRITA DE PRODUTORES

VALORIZAÇÃO ALTA DOS GRÃOS BENEFICIOU FAIXA RESTRITA DE PRODUTORES

Coluna, sexta-feira, 4 de setembro de 2020
 

Frase do dia 

"Foi assim na Previdência (Reforma), lembra? Ele saiu batendo no relatório e sumiu. Depois, apareceu no final do segundo turno para tirar a foto”.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, em mais um capítulo da sua eterna relação de ódio e amor com o ministro da Economia, Paulo Guedes
 

 

Valorização dos grãos atenuou galope dos custos 

A Farsul apresentou na manhã desta quinta-feira um apanhado da evolução do custo geral das principais culturas de grãos do Estado. De forma clara e didática, o economista Ruy Silveira Neto demonstrou que 2020 e as suas cotações fora da curva, na verdade, apenas ajudam a atenuar um intenso galopar de pressão das despesas das lavouras, que só aumentaram nos últimos dez anos. Neste período pesquisado, segundo o levantamento, os Custos Operacionais Totais (COT) cresceram mais de 150%.

Praças 
O estudo é o resultado de um trabalho conjunto do Sistema Farsul, Esalq/Cepea e CNA e integra o programa Campo Futuro. Completando as sua primeira década de trabalho, o grupo concentra sua atenção naqueles minicípios referência na produção e nos preços. No balanço de ontem, foram usadas as realidades de Uruguaiana, maior produtor de arroz, e de Carazinho, para a soja, milho e trigo. 

Triplicou 
Os arrozeiros de Uruguaiana tiveram um aumento de 159% dos seus custos nestes dez anos, enquanto em Carazinho as despesas para desenvolver e colher milho cresceram 157%. Na soja, o aumento foi de 178% e no trigo de 73%.

Cinco anos no vermelho
O estudo mostrou que com 28% de aumento na produtividade e 38% (reais) nos preços os arrozeiro tiveram o melhor ano dos útimos seis anos, O crescimento médio de 78% na receita neutralizou os cinco anos consecutivos de margens negativas. 

Poucos 
Foi tomada como base a cotação de R$ 55,00, preço que a maioria dos produtores comercializou a saca. Ou seja, apenas um percentual muito pequeno deles usufruiu do expressivo valor alcançado nestas últimas oito semanas. E isso vale também para o milho e para soja, que ainda tiveram o fator estiagem, que reduziu drasticamente a produção e, por consquência, os ganhos.  

2020-2021

E como serão os custos de produção do ciclo 2020-21, que começa dentro deste ano atípico? Segundo Ruy Neto (foto), o Dólar terá mais uma vez papel de protagonismo e a sua relação de valorização com o Real não apresenta sinais de mudança. "O câmbio se mantendo elevado, com uma inflação de 4,14% no acumulado de 12 meses, e a possibilidade de adoção de medidas econômicas ou políticas que possam ter impacto negativo formam um cenário de tendência para um aumento histórico dos custos da produção do RS", comentou o economista. 

Fator arrendamento 
Some-se a isso outros fatores: com anos de preços bons, aumenta naturalmente a procura por áreas para plantar. Maior demanda e mais menor oferta é igual a valores mais altos. 

 

Projeção aponta para arrozeiros com os pés no chão 


Saiu ontem o primeiro boletim de intenção de plantio de arroz do Rio Grande do Sul. Segundo o Irga, a semeadura deverá ficar distribuida em 969.192 hectares na safra 2020/2021. É um um crescimento de 32.876 hectares, ou 3,5% em relação à safra 2019/2020. 

Conforme a pesquisa, Uruguaiana (78.500 ha), Santa Vitória do Palmar (68.436 ha),  Itaqui (56.492 ha) e Alegrete (54.837 ha) são os municípios onde deverá haver mais incremento de área.

Soja
Já sobre a intenção do plantio de soja na Metade Sul, o Irga projeta  353.731 hectares, ampliação de 20.937 ha sobre os 332.794 ha da safra anterior. 

Pés no chão


Ivo Mello, diretor técnico do Irga observa que apesar do preço do arroz atingindo uma alta histórica em 2020, os pés no chão estão sendo mantidos. "Essa intenção de área é muito parecida com a safra anterior, parece que o arrozeiro entendeu o recado que é para ser eficiente, para ter lucro e que precisa de planejamento", disse o agrônomo.  

 

Senar quer tirar últimas dúvidas sobre o ITR 


Com o objetico de tirar dúvidas sobre a declaração do ITR, que se encerra em 30 de setembro, o Senar RS promoverá palestra virtual com Derly Girard, assessor da presidência da Farsul e com os analistas Gilson Cesar Borges de Almeida e Jurandir Carneiro, dos escritórios da Receita Federal de Caxias do Sul e de Lagoa Vermelha. 
O encontro será transmitido no dia 11 de setembro, às 9h, no canal do Senar-RS no Youtube: youtube.com/SenarRioGrandeDoSul.

 

RÁPIDAS  
Programa - Conexão Rural neste sábado, às 7h30min, sempre com muitas entrevistas e informações. 

Mais soja - A cultura da soja deve se expandir em 5 milhões de hectares nos próximos dez anos no Centro-Oeste brasileiro. A projeção é do sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa.

Polêmica - Governo de SP vai fechar 574 Casas de Agricultura no no Estado, ligadas à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável. A Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), dos profissionais que atuam na área, são contra e recorreram ao MP-SP para ter acesso ao plano. 

Tecnologia - Os ministérios da Agricultura, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) vão investir R$ 4,8 milhões em 14 projetos pilotos de adoção e de difusão de tecnologias 4.0. O edital foi lançado nesta quinta-feira.