Estado trabalha para atingir autossuficiência de milho

Estado trabalha para atingir autossuficiência de milho

Coluna, quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Frase do dia 
"O agro precisa ter uma atenção maior com essa proposta, pois ela é muito danosa para o setor”


Gabriel Hercos, advogado tributarista, em live da CNA, sobre a PEC 45/2019, da Câmara, que propõe alíquota única de 25% para todos os bens e serviços, o que provocaria o aumento dos preços dos insumos agropecuários. 

 

Milho: vantagens e desafios para uma maior produção no RS 

O 5º Seminário do Pró-Milho/RS debateu, nesta quarta-feira, o tema “Visão e expectativa de consumidores de grãos no Rio Grande do Sul”. On line, o evento foi uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e da  Emater/RS. Em função do interesse do assunto, centenas assistiram ao encontro. O secretário Covatti Filho participou. 

Reivindicação das agroindústrias de suínos e de frangos, principais cadeias consumidoras de milho há vários anos, o programa da Seapdr está sendo bem recebido por dirigentes, operadores e produtores. 

Estado tem que "importar"
Presidente de umas das mais tradicionais cooperativas de produtores do RS, a Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, se disse aliviado em saber que o Estado assumiu o desafio de aumentar a produção. “Gastamos muito com frete, comprando milho do Paraná e do Mato Grosso e, agora, até do Paraguai”, comentou Freitas.

Desafio 
“Da nossa parte, como cooperativa sediada no RS, vamos dar o máximo apoio a esse programa no sentido de fazer com que ele cresça e atinja os resultados”, completou ele ao comentar que um dos grandes desafios do Pró-Milho é motivar os produtores de grãos a trocar a soja pelo milho. 

Déficit permanente 
Todo o ano falta milho no RS. Em média, esse déficit tem sido de 2 milhões de toneladas. Este ano, a seca quebrou 30% da produção, aumentando mais ainda o buraco da demanda. 

Arrecadação rejeitada

Responsável por colocar em prática esse programa, o diretor de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti (foto) informa que somente entre 2019 e 2020 o Estado deixou de arrecadar R$ 260 milhões em ICMS por não produzir milho o suficiente.

“Diante desse fato e também da preocupação em não haver o estrangulamento de um setor tão importante, responsável por 10% do PIB estadual, é que criamos Programa Pró-Milho. O RS precisa ser autossuficiente no milho", comentou. 

Viabilidade
Na sua palestra no seminário, o consultor Carlos Cogo falou que é absolutamente viável a expansão da produção de milho no RS, desde que não se confronte com a ampliação acelerada das áreas de soja, hoje verificada em todo o Estado. "É preciso fomentar o uso de irrigação por aspersão na Metade Norte e cada vez mais incluir o milho na rotação com o arroz e a soja na Metade Sul”, comentou. 

 


Os três projetos de reforma impactam no agro 
Um debate ao vivo pelas redes sociais promovido pela CNA, nesta quarta-feira, tratou da reforma tributária, com ênfase nos incentivos tributários e no aumento dos preços dos insumos agropecuários.

A live teve a participação do coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, do gerente de Tributos da CropLife, Renato Gomides, e do coordenador do Grupo de Estudos em Tributação do Agronegócio (GETA), Gabriel Hercos. O moderador foi o consultor da CNA, Reginaldo Minaré.

Atenção redobrada
Sobre a PEC 45/2019, da Câmara, Gabriel Hercos disse que são muitos os impactos que ela trará para o setor se aprovada com o texto atual. “O agro precisa ter uma atenção maior com essa proposta, pois ela é muito danosa para o setor”, disse ele ao informar que o texto propõe alíquota única de 25% para todos os bens e serviços, o que provocaria o aumento dos preços dos insumos agropecuários e, consequentemente, os custos de produção do campo. 

Custo de produção
Na sua fala, Renato Conchon, destacou que não só a PEC 45/2019, mas a PEC 110/2019, do Senado, e o Projeto de Lei 3887/2020, do Governo Federal, impactariam os custos de produção do produtor, exigindo maior fluxo de caixa.

“Com a alíquota única de 25%, o custo de produção da soja e do milho produzidos no município de Sorriso (MT) aumentaria 19,4%. Já o café produzido na região Sul de Minas teria elevação de custos de 19,3%”.

Para evitar distorções 
A Farsul e a Federarroz emitiram uma nota de esclarecimento, nesta quarta-feira, sobre manutenção da Tarifa Externa Comum (TEC) do arroz. Abaixo, a íntegra: 
"A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (FEDERARROZ), vêm a público, por meio de seus representantes, com objetivo de colaborar ao esclarecimento de informações acerca do andamento da safra e abastecimento público, dizer o que segue.

Em recente reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz a cadeia produtiva do arroz brasileira decidiu pela não retirada da chamada Tarifa Externa Comum (TEC) nas importações de arroz, sob a perspectiva de que não haverá desabastecimento ao consumidor.

As entidades representativas, na aludida reunião, assumiram compromisso de solicitar aos produtores manter constante a oferta de arroz em casca. 
Temos o compromisso da manutenção da segurança alimentar à população brasileira e de não criar distorções que possam afetar o equilíbrio do mercado como ocorreu em anos anteriores, afetando negativamente o setor produtivo"

Porto Alegre/RS, 02 de setembro de 2020.
Gedeão Pereira
Presidente Farsul
Alexandre Azevedo Velho
Presidente Federarroz

 

    


Palmeira é Supremacia Genética 

A Fazenda Palmeira, de Claudio Plácido Silva Ribeiro, de Camaquã (RS), recebeu na noite de terça-feira o troféu Supremacia Genética da raça Devon na avaliação ANC/Promebo 2020. O vencedor é o touro Palmeira 1892 2498, que alcançou o índice final de 31,82 no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne. 

"O 2498 é filho do touro tatuagem 1892, também vencedor do prêmio, informa a veterinária Katia Ribeiro, filha de Cláudio e que administra a produção pecuária da Palmeira. 

Reprodução premiada 
Também foram revelados os bovinos Devon vencedores do prêmio Difusão Genética Nacional, os quais obtiveram o maior número de filhos registrados entre julho de 2019 e junho de 2020. O touro Bravo G7090 de Santa Alice 1100, da Cabanha Santa Alice, de Santa Maria (RS), ficou com o primeiro lugar entre os machos, com o registro de  103 filhos.

Entre as fêmeas, venceu Arapari 1561A0488A0254, de Carlos Barlem Ramos, da CBR Genética Bovina, de Lages (SC), que gerou 14 filhos. 

Alternativo 


A premiação, coordernada pela presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Devon, Simone Bianchini, ocorreu durante a participação da raça Devon no seminário virtual Promebo 2020, que substituiu ao evento promovido anualmente pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares na Expointer. 


Pelo Brasil 
A CNA e o Senar estão lançando o projeto Agro pelo Brasil, que pretende  conectar pessoas e debater temas de interesse do agronegócio brasileiro. O evento será transmitido pelo portal agropelobrasil.com.br.  

A primeira edição ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro e envolverá os municípios de Anápolis, em Goiás, e Juazeiro, na Bahia.  A cada mês, o Agro pelo Brasil estará em duas novas cidades brasileiras.  O público poderá participar enviando vídeos, áudios ou textos através do WhatsApp (61) 99988-1499.

Criador paulista assume a ABCCC  

Como a Coluna havia antecipado, o criador paulista Onécio Prado Júnior é o novo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Ele foi eleito por aclamação em assembleia realizada nesta quarta-feira, no Parque Assis Brasil. O seu mandato é entre 2020 e 2022. 

Onécio, que cria em Santa Rita do Passa Quatro  (SP) e já passou por outros cargos de diretoria da associação, sucederá Francisco Fleck, da Cabanha Gravatá, de Gravataí (RS).
A posse ocorrerá no dia 12 de outubro, na sede da ABCCC, em Pelotas. 

Vices 
O paulista terá como vices Cesar Augusto Rabassa Hax (Financeiro e Administrativo); José Luiz Lima Laitano (Técnico); Eduardo Moglia Suñe ( Exposições e Provas Funcionais); Camilla Menezes (Comunicação e Relações Comerciais);  Fellipe Ribas Boratto (Núcleos); Gilberto Rodrigues de Freitas (Jurídico). 

Exposição de animais na Expointer Digital
A Secretaria da Agricultura divulgou o regulamento e as exigências sanitárias previstas para a exposição de animais, alusiva aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil e que será realizada de 26 de setembro a 4 de outubro, durante a Expointer Digital. 

Serão bovinos, ovinos, equinos, bubalinos e aves os animais expostos, sendo que as inscrições, gratuítas este ano, devem ser feitas por meio das associações de criadores. 

A programação em Esteio será dividida em exposições de gado de corte e misto, ovinos controlados, equinos crioulos, gado holandês e equinos árabes, além do Freio de Ouro, a final do Campeonato de Equinos Árabes Domados do Pampa 2020 e o Congresso Nacional de Laço Comprido da Raça Quarto de Milha. 

Sugestão a Covatti  


O presidente do Sindicato dos Servidores do Irga, Gilberto Silveira, informa que a entidade vai apresentar à Seapdr proposta para atender as expectativas dos inativos, dentro do projeto de reestruturação da autarquia, proposto pelo governo. Será dada a sugestão de incorporar ao vencimento básico a gratificação que os inativos já recebem. "É simples e agradará toda a família Irga", comenta o dirigente.

RÁPIDAS - 
Pragas - O Mapa atualizou lista de pragas quarentenárias ausentes (PQA) para o Brasil. Foram incorporadas 12 espécies, que passam a ser regulamentadas, conforme resultado da Análise de Risco de Pragas. 

Leite - O valor do leite pago ao produtor no RS em agosto teve valorização de 3,83% sobre julho, chegando a R$ 1,5082. É o maior desde que começou a série histórica do Conseleite no Estado.

Boi - Outra alta significativa é a do boi gordo no RS, que em agosto teve o quilo reajustado em 7%. A informação é do Nespro - Ufrgs.