Governo precisa marcar posição oficial em relação as tarifas de importação de grãos

Governo precisa marcar posição oficial em relação as tarifas de importação de grãos

 Coluna, segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Ouça o Podcast https://soundcloud.com/onexoural/podcast-conexao-se-halum-usou-indevidamente-o-nome-da-ministra-deveria-sair

 Frase do Dia


"Não são apenas os produtores que possuem arroz da última safra, têm muitas indústrias guardando também" 
Alexandre Velho, presidente da Federarroz, em entrevista ao Conexão Rural do último sábado.   
 


Semana de decisões para o arroz 
Nesta terça-feira, deve ter nova reunião da Câmara Setorial do Arroz. Inevitavelmente, a pauta central dos representantes dos produtores, da indústria e das cooperativas será a pressão que vem sendo feita pelos engenhos para poder importar o produto sem a taxa de 12% da Tarifa Externa Comum (TEC).

A manobra foi polemizada na última semana, após o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum ter um áudio vazado, no qual ele antecipava que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já havia decidido pela queda do tributo. Ele também falou que produtores estariam "especulando" ao segurar o arroz nos silos. Nos dias seguintes aos compartilhamentos, mesmo não se manisfestando publicamente, a ministra deu a entender que Halum falou bobagem e que só apoiará o pedido da indústria caso haja desabastecimento de arroz no varejo. 

Posição oficial 
Ao final desta reunião da Câmara Setorial, os dois lados do balcão merecem um posicionamento oficial do Ministério da Agricultura sobre a adoção ou não de alteração da TEC do produto. De preferência, que a própria Tereza Cristina exponha as razões da opção a ser tomada.   

Desistência 
César Halum desmarcou entrevista que seria dada ao Conexão Rural do último sábado. O comunicado da desistência chegou à meia-noite de sexta. Alegou que "a coisa estava se acalmando" e não queria alimentar mais a polêmica. Na quinta-feira, quando falou com o colunista, disse que queria muito "esclarecer tudo". 

Fragilização 
Mesmo que "a coisa se acalme" como quer Halum, a sua pisada na bola foi feia. Se usou indevidamente o nome da ministra para demonstrar conceito e desejos pessoais, deveria sair. O correto até seria Halum já ter pedido demissão desse vital departamento de governo, o qual pela sua falta de preparo demonstrada, nunca era para ter ingressado. Como tem blindagem política externa, o ex-deputado do PRB deverá continuar, um pouco mais desacreditado.  



Só as grandes querem
O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, tem absoluta convição de que a maioria das cooperativas e muitas médias e pequenas indústrias são contrárias a qualquer modificação na tributação da importação do produto. 

Lançamento 
Acontece nesta segunda-feira, às 15h30, o lançamento da Expointer Digital 2020. O convite oficial é do governo estadual, Farsul, Fetag, Febrac, Ocergs e Simers, que está organizando a Feira Digital de Máquinas. 

Insegurança na Argentina 
Por meio de uma resolução, o governo argentino formalizou a criação de uma Comissão Interministerial Permanente para avançar em ações que visem a segurança no campo, um dos grandes problemas atuais dos produtores rurais do país. 

Federação e províncias
A iniciativa é dos Ministérios da Agricultura e da Segurança e visa a articulação entre o Conselho Federal de Agricultura (CFA) e o Conselho de Segurança Interna (CSI). Além dos ministros Luis Basterra e Sabina Frederic, participarão os colegas das pastas das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, Córdoba e Santa Fé. 

Melhores preços
O preço médio do leite terá reajuste de 5,9% para o produto de agosto a ser pago ao produtor em setembro. A maior elevação é em Santa Catarina (9,0%) e a menor em Minas Gerais (3,1%). Os valores foram divulgados pelos Conselhos Paritários de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite).

Os últimos 

Estão definidas as datas das finais do Freio de Ouro, da ABCCC deste ano. Será de 24 a 27 de setembro, no mesmo local onde, neste fim de semana, aconteceu a última classificatória da competição: o Parque de Exposições Assis Brasil. Catorze exemplares (oito fêmeas e seis machos) passaram à final. 

Os Primeiros


Os melhores foram a égua AM Gaita,  da Cabanha Sol Brilhante, de Frederico Westphalen (RS), guiada pelo ginete Daniel Teixeira e o cavalo Reservado do Liscano-TE , da Fazenda Liscano, de Pelotas (RS), montado pelo ginete Ricardo Gigena Wrege.

Retomada das importações
O governo de Hong Kong vai retomar as importações de frango da Aurora Alimentos, de Xaxim (SC). A informação foi confirmada pela cooperativa e pela ABPA, na sexta-feira. A medida ocorre após os resultados de testes realizados em amostras de frango importadas do Brasil terem dado negativo para a presença de coronavírus. 

A província autônoma da China havia suspendido a comercialização com a cooperativa brasileira no dia 18 de agosto, após o município chinês de Shenzhen  ter afirmado que tinham sido encontrados traços de coronavírus em lote de asa de frango congelada pertencente à Aurora. 

Segurança


“A retomada dos embarques comprova a segurança dos produtos brasileiros. O conhecimento técnico-científico prevaleceu. Todos os questionamentos foram esclarecidos”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, no documento.

Rápidas 
Posição - E o Irga, hein. É a favor ou não de isentar a taxação da importação do arroz? 

Procura - XV Jornada Virtual Nespro, que ocorre entre 1º e 2 de outubro, fechou o domingo com mais de 500 inscritos. 

Árabes - Exportações do Brasil aos países árabes somaram US$ 7,1 bilhões nos sete primeiros meses deste ano. 

Em alta - O crescimento é de 16,9% em relação ao mesmo período de 2019. As inforrmações são da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.  


 

Podcast - segunda-feira, 19 de agosto