Uma classe média de 400 milhões de bocas e uma demanda que só cresce

Uma classe média de 400 milhões de bocas e uma demanda que só cresce

Frase do dia

O crescimento vai se dar pelos ganhos de produtividade. Mesmo nas áreas de fronteira, a produtividade vai puxar o crescimento, não a área

(José Garcia Gasques, coordenador-geral de Avaliação de Política da Informação do Mapa)

 

Acordo de livre comércio com a China?

“China e Brasil deveriam analisar o alcance de um acordo de livre comércio e os empresários brasileiros deveriam ser mais agressivos”. Quem disse isso? Um chinês. Ele é o embaixador-conselheiro do seu país no Brasil e atende pelo nome de Qu Yuhui (foto). Isso foi numa reunião fechada do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), realizada na quinta-feira última (23), para discutir a agricultura.

Participaram integrantes dos governos dos dois países, como o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, empresários e representantes de gigantes do setor, como o chefe da Bayer Crop Science da América Latina, Rodrigo Santos. O embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, presidente do CEBC foi o moderador.

Produção limitada

 Ao prever um extraordinário crescimento nos próximos dez anos, Qu Yuhui observou que a China vem experimentando uma urbanização cada vez mais intensa e que o país passou a ter a maior classe média do mundo, com 400 milhões de pessoas. “Dobrará a demanda por alimentos até 2050 ", antecipou o funcionário do governo chinês, ao dizer que o seu país continuará sendo autossuficiente em alguns alimentos muito específicos, como os grãos.

Sintonia

“Temos que pensar na questão do livre comércio, que é delicada, mas o comércio deve ser realizado abertamente. Outros países já fabricaram e estão colocando muitos produtos na China ", afirmou Qu Yuhui, ao sugerir também que os dois governos devem afinar cada vez mais a sua comunicação e o seus laços.

Comparação

Principal comprador do agro nacional, a China desembolsou US$ 5 bilhões aos produtores, exportadores e governo do Brasil neste último  primeiro semestre. É sete vezes mais as receitas resultantes das vendas aos norte americanos neste mesmo período. É quase a metade de todas as exportações agrícolas.

Quem é parceiro mesmo?

Os números da balança comercial com a China justificam a preocupação com a irresponsabilidade dos pseudo nacionalistas que simploriamente elegeram o maior cliente brasileiro como saco de pancadas para os seus rompantes ideológicos. Enquanto a China vitamina o agro brasileiro e sinaliza para uma relação comercial cada vez mais promissora, os EUA, bajulados por esse mesmo pessoal, vão continuar vendo o Brasil como sempre viram: uma medíocre nação, grande geograficamente, mas eterna anã em desenvolvimento - mesmo se tornando a sua maior concorrente na produção agropecuária.

Projeções animadoras

Neste dia 28, quando completou 160 anos, o Ministério da Agricultura divulgou divulgou os dados levantados no estudo "Projeções do Agronegócio Brasil 2019/30" feito pela Embrapa e pela Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa prevê a produção de grãos nacional ampliada em 27% na próxima década e a de carne bovina em 16%, enquanto a de suína será de 27% e a de frango crescerá 28%.

Área e produtividade

No mesmo período, as 250,9 milhões de toneladas da safra 2019/20 vão pular para 318,3 milhões de t., um incremento de 27% principalmente por causa do alastramento da produtividade. Já a área plantada deve expandir de 65,5 milhões de hectares para 76,4 milhões de ha em 2029/30, uma alta de 16,7%.

Cinturões verde

O mesmo estudo diz que o Mato Grosso deve continuar liderando a expansão da produção de milho e de soja no país, mas haverá aumentos de produção e de área da cana-de-açúcar em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é outra região que vai expandir-se, devendo  produzir 32,7 milhões de t. numa área de 9 milhões de ha ao final da década estudada. Essa também é uma região que deverá crescer muito a sua produtividade.  

História

O hoje Mapa foi criado pelo Imperador D. Pedro II, pelo decreto 1.067. A primeira das tantas nomenclaturas que recebeu ao longo do tempo foi Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Mais de um século e meio depois, o agro é responsável por 21% do PIB brasileiro e 20% dos empregos do país, que se transformou numa potência mundial, com os produtos nacionais sendo exportados para mais de 200 países, com 1,5 bilhão de consumidores. O Brasil é o terceiro maior exportador mundial.

Gauchada

Tereza Cristina é a titular de número 122 da pasta, que teve muitos gaúchos. Somente nas três últimas décadas e meia foram seis: Pedro Simon; Sinval Guazzelli; Francisco Turra; Pratini de Moraes; Mendes Ribeiro Filho (foto) e Neri Geller.  

Agricultura familiar

O modelo de comercialização criado por cooperativas da agricultura familiar de Erechim despertaram interesse de outras entidades irmãs, inclusive de fora do Estado. Elas realizaram um intercâmbio virtual sobre estratégias de comercialização online, com a participação de organizações catarinenses da agricultura familiar do município de Seara. A tele conferência, que teve a mediação da Unidade de Cooperativismo de Erechim da Emater/Ascar, foi realizado na última sexta-feira (24).

Jovens criadores

A raça Holandesa no Rio Grande do Sul tem agora uma comissão jovem, criada para organizar projetos e eventos que engajem a gurizada nas atividades da associação e agregue conhecimento. A iniciativa teve o incentivo da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). Segundo o primeiro presidente da comissão, José Almeida, a ideia era fazer o lançamento do grupo na Expointer 2020, mas com o cancelamento do evento não será possível. Mesmo assim, semanalmente, os integrantes do grupo têm realizado reuniões virtuais para discutir temas do setor.

Academia 

Os interessados em cursar uma graduação a distância com foco no agronegócio têm até sexta (31) para se inscrever no processo seletivo da Faculdade CNA, instituição de ensino ligada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

As aulas terão início no dia 3 de agosto para os quatro cursos de graduação: Gestão do Agronegócio (3 anos), Gestão Ambiental (2 anos), Gestão de Recursos Humanos (2 anos) e Gestão de Processos Gerenciais (2 anos). A mensalidade custa R$ 179.

Polos

Os polos estão localizados nos municípios de Gandu e Luís Eduardo Magalhães (BA), Fortaleza (CE), Rio Bananal (ES), Cuiabá (MT), Santa Izabel do Pará (PA), Campina Grande e João Pessoa (PB), Palmas (TO), São Joaquim (SC) e Brasília (DF).

Para outras informações e inscrições, acesse: www.faculdadecna.com.br ou ligue: 0800 718 1078.

Rápidas

JBS 1 - A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) saiu em defesa da empresa de carnes JBS, que teve o nome retirado da lista de investimentos do fundo finlandês Nordea Asset Management.

JBS 2 - Ao comentar a exclusão, Marcello Brito, presidente da entidade, argumentou que é preciso ter cuidado para que “quem faz um grande trabalho” não seja penalizado.

Golpe do seguro - Operação da Polícia Civil gaúcha desbaratou quadrilha envolvida em desvio e furto de cargas de grãos há mais de cinco anos no RS. As prisões em flagrante aconteceram quando os criminosos chegavam com uma carga de grãos de arroz em Cruz Alta para descarregar.

Nove na cadeia -  O veículo tinha sido carregado em Pelotas e a carga deveria ser entregue no Maranhão. Além de nove prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cruz Alta e Ijuí nas casas e empresas dos suspeitos.