Decreto Presidencial oficializa a inspeção privada nos frigoríficos 

Decreto Presidencial oficializa a inspeção privada nos frigoríficos 

Coluna de quinta-feira, 9 de Julho de 2020
Ouça no site:
 http://conexaoruralrs.com.br/audios.php
e no Spotifay

 

Alex Soares 

Frase do dia 
"Não confirmar o Protocolo de Nagoya significa não ter voz nas decisões tomadas na COP. A participação do Brasil será a segurança de que nós teremos poder de concordância ou veto para as próximas decisões"  - Deputado Alceu Moreira (MDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) 

Inspeção particular com fiscalização oficial 
As indústrias frigoríficas do Brasil poderão, agora, contar com médicos veterinários privados para realizar as inspeções de rotina. O serviço de inspeção era feito exclusivamente pelo serviço oficial federal. O Decreto da decisão (10.419/2020), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

CNA apoia
A fiscalização dos serviços, entretanto, serão feitas pelos auditores fiscais federais. “Isso irá aperfeiçoar o serviço do Ministério da Agricultura e dar celeridade aos processos de inspeção”, comentou nesta quarta a coordenadora de Produção Animal da CNA, Lilian Figueiredo.
No Rio Grande do Sul a inspeção é terceirizada desde 2017. 


Quebra de safra  
 A Secretaria Estadual da Agricultura apresentou nesta quarta-feira os resultados de 2020 da cadeia da viticultura, vinhos e derivados. Na comparação com a safra passada, a produção caiu 17,8 %. O excesso de chuva na floração e a seca no enchimento da baga e na maturação foram as principais causas. A safra final ficou em 500 mil toneladas no Estado.

Covid-19 nos frigoríficos
A pandemia tem causado fortes impactos na indústria frigorífica de todo o mundo. Nos Estados Unidos, são mais de 17 mil casos positivos e quase 100 mortes - somente entre abril e maio. Os dados são dos departamentos de saúde de 23 Estados norte-americanos. No Brasil, os núemros também são altos. Somente no RS, passavam de 5mil casos até o último fim de semana.

Milho na Metade Sul 
A Secretaria da Agricultura e a Emater realizaram, nesta quarta-feira , o Seminário do Pró-Milho/RS - Produção na Metade Sul. A meta do programa é estabelecer a cultura como opção de integração com o arroz, soja e pecuária.

Desafio 
O diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri mostra otimismo: “Cabe a nós fazer uma reflexão sobre uma estratégia para a região, que tem grande potencial para a produção de milho, pela topografia e áreas grandes”, disse ele ao mostrar na reunião dados agronômicos e meteorológicos da MS, e comparações com a Metade Norte.

Engajamento
Participaram do seminário, feito por meio digital, o secretário Covatti Filho, o presidente da Emater, Geraldo Sandri, e o diretor de Política Agrícola da Seapdr, Ivan Bonetti, mentor do programa. Outros técnicos também participaram.

Sobe e desce 
Após sucessivas altas, ontem, os papeis da Marfrig ON registrou recuo de 2,28% - foi a segunda maior baixa do Ibovespa. Em Nova York, a companhia registrou o maior recuo entre os papéis brasileiros, caindo 2,44%. Em baixa também a JBS ON (-1,44%) e o Minerva ON (-0,80%).

Volumes surpreendentes
Segundo especialistas, os papéis das três companhias vêm sendo diretamente influenciados pelos estupendos volumes de exportação dos frigoríficos. E isso repercute nas ações, que num dia explodem para cima e no dia seguinte voltam à realidade.

Fronteira vigiada 
O Programa Sentinela, da Vigilância Sanitária Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, entrou em vigência nas  fronteiras do Rio Grande do Sul com o Uruguai e com a Argentina. A ação de fiscalização faz parte do plano estratégico estadual para erradicar a vacinação contra a febre aftosa.  

Cobertura 
A área abrangida pelos 36 profissionais que vão atuar no programa é de 1.200 quilômetros, 59 municípios e 64.842 propriedades rurais, que juntas têm um rebanho de  4,4 milhões de cabeças.

O programa conta com o patrocínio do Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal) e já tem convênio firmado com o Ministério da Agricultura.

Crescimento  
O Brasil subiu cinco degraus no ranking mundial da fonte solar fotovoltaica em 2019, assumindo a 16ª posição. O ranking conta as grandes usinas e os pequenos sistemas. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), com base em dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena).

Na frente 
O ranking mundial é liderado pela China, seguida pelo Japão, Estados Unidos e Alemanha, com destaque para o crescimento significativo da Índia no período.


Rápidas
Chapa branca - O forte Sindicato dos Petroleiros da Argentina lidera hoje manifestação a favor da intervenção da Cerealista  Vicentin.  

Hilton - O Conselho do Instituto Nacional da Carne (INAC) do Uruguai estuda modificar alguns protocolos da Cota Hilton. Incluir animais confinados é um dos pontos.

Nagoya - Depois de 10 anos, Câmara aprovou ontem o chamado acordo de Nagoya. 

Resposta - A aprovação da proposta faz parte de uma tentativa para acalmar investidores diante de críticas internacionais sobre a postura do governo brasileiro em relação ao meio ambiente.

Mercado
O Dólar fechou a quarta-feira valendo R$ 5,34
Já o Euro encerrou em R$ 6,05
A moeda brasileira ficou cotada em:
13,26 Pesos argentinos
7, 97 Pesos uruguaios
O índice Ibovespa fechou com alta de 2,05%

Podcast Conexão Rural - Quinta-feira, 9 de Julho de 2020