Expointer: Posição da Farsul evitou um fiasco

Expointer: Posição da Farsul evitou um fiasco

Coluna desta sexta-feira, 3 de Julho de 2020

Ouça o Podcast no site:

 http://conexaoruralrs.com.br/audios.php

E no Spotifay:

 

Alex Soares

Expointer só no ano que vem

A Expointer 2020 está cancelada. Em reunião na tarde desta quinta-feira (2), a Secretaria Estadual da Agricultura e as entidades que ajudam a promover a feira optaram pelo cancelamento do evento. As causas são conhecidas: as incertezas relacionadas à condição epidemiológica do Estado nas datas da feira. O evento já tinha sido adiado em um mês da sua época original, que é entre o fim de agosto e o início de setembro.

Julgamentos restritos

Entretanto, provas técnicas e julgamento das associações de raça poderão ocorrer, mas com os portões do Parque Assis Brasil fechados. Assinaram a nota oficial do cancelamento a Secretaria da Agricultura; Farsul; Ocergs; Simers; Fetag;  Febrac e a prefeitura de Esteio.

Fundamental

Foi decisivo nesta tomada de decisão o posicionamento da Farsul, que há 20 dias vinha reiterando a sua contrariedade com a realização dum evento, que sem público ou público reduzido, perderia a sua essência. O presidente da casa, Gedeão Pereira falou em “temeridade” caso se insistisse em realizá-la.

Resignação

Assim como também valeu a grandeza do secretário da Agricultura, Covatti Filho, de ouvir e respeitar o apelo das entidades parcerias. Tem quem diga que a resignação seria inevitável e que veio um pouco tarde. Mas veio e isso é o que importa. As motivações de Covatti eram nobres - o progressista queria fazer a “feira da superação” -, mas o grau do risco em relação ao benefício seria bem maior maior.   

Nem nós...

A pressão do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas - o Simers - também ajudou. Porta voz das concessionárias, a entidade não queria participar da feira já em plena época de plantio, o que tiraria maiores chances de retorno aos expositores. O setor é o que mais movimenta negócios no Assis Brasil e também o que mais investe nos espaços.

Nem eles

Por outro lado, empresas menores deste setor toparam participar da feira, mesmo que ela adentrasse outubro. As grandes não gostaram.  

____

Semana Arrozeira só em 2021 também

Em carta assinada pela sua presidente, Fátima Marchezan, a Associação dos Arrozeiros de Alegrete anunciou o cancelamento da edição 2020 da Semana Arrozeira de Alegrete. Prevista inicialmente para maio, a pandemia a prorrogou para agosto. Como o quadro epidemiológico não se alterou, a diretoria da entidade optou por fazer a 13ª edição somente em 2021.

Tradição

Em 2019, a Semana Arrozeira, um dos melhores eventos do calendário anual do setor no RS, atraiu muita gente em todas as suas noites de realização. Na programação palestras técnicas, homenagens e degustações da ótima culinária do grupo Panela Campeira.

___

“Esquecidos!!”

Alguns donos e funcionários de cartórios Notariais e de Registros ou não entenderam ou estão se fazendo de desentendidos. Mas a Federarroz ajuda eles a lembrar que a Corregedoria-Geral de Justiça, órgão que fiscaliza os Serviços Notariais e de Registros decidiu que vale a tabela anterior aos do reajuste.  

Medidas

O diretor jurídico da Federarroz, o advogado Anderson Belloli, solicita que produtores que pagarem acima da tabela pelos serviços devem fazer contato com a entidade, que medidas administrativas ou judiciais serão tomadas.

____

Novas regras

O Ministério da Agricultura definiu as regras dos prazos e procedimentos a serem observados pelos produtores na comunicação dos sinistros, e pelas seguradoras no agendamento das vistorias do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). 

Mais eficiência

Essa é uma medida tomada pelo Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, que regula um procedimento que não tinha padrão de prazos para produtores e seguradoras. Com isso, o setor acredita em maior eficiência nos atendimentos.

Vistorias

“Com isso, não será mais possível admitir casos de avisos intempestivos de perdas por parte dos produtores em caso de adversidades climáticas e outros riscos cobertos na apólice e as companhias seguradoras têm regras padronizadas para agendamento de vistoria a campo, conforme as situações previstas nas resolução", prevê Pedro Loyola, diretor do departamento.

___

Resumo

Vitória - A manutenção das provas e julgamentos no Parque Assis Brasil foi uma defesa do presidente da Febrac, Leonardo Lamachia.

Reforço - Fátima Marchezan deverá reforçar a Câmara dos Vereadores de Alegrete, a partir de 2021. Tem fortes apoios locais e de fora. A presidente da Associação dos Arrozeiros local concorrerá pelo Progressistas.

Queijo e salame- Expointer sem a agricultura familiar não seria a mesma coisa. Para a Fetag, seria uma feira inútil.

Nova mudança - A Receita Federal voltou a adiar o prazo de contagem das notificações dos débitos do Funrural. Agora é 31 de julho.     

Dim dim - O BB anunciou R$ 103 bilhões para as linhas de financiamento do Plano Safra 2020/2021. O valor é 11% maior que o investimento feito na temporada 2019/2020.

Podcast Conexão Rural sexta-feira, 3 de Julho de 2020