Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta segunda-feira, 15/06/2020

Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta segunda-feira, 15/06/2020

MANCHETES 

Sindicato faz alerta a pecuaristas para mudança de Instrução Normativa do Mapa 

Mapa faz apreensão e suspende empresa que  comercializava sementes ilegais

Saiba como se comportará o tempo esta semana no RS

Pandemia - Governo estadual muda bandeiras de cinco regiões, mas Fronteira questiona critérios 

Presidente da Argentina recebe diretores da Vincentin e confirma estatização da empresa  

Governo federal reajusta preços mínimos das culturas de verão e de sementes 

Uruguai registra queda acentuada do número de  trabalhadores do campo


 http://conexaoruralrs.com.br/audios.php

MERCADO FINANCEIRO  
O Dólar fechou a sexta-feira valendo R$ 5,04. 
Já o Euro encerrou em R$ 5,67
O Real ficou cotado em: 
13,73 Pesos Argentinos
8,38 Pesos Uruguaios
O índice Ibovespa da quarta-feira teve queda 2 %  nos negócios. 

NOTÍCIAS 
Previsão de frio e umidade no Rio Grande do Sul esta semana
Rio Grande do Sul - Os próximos sete dias devem ser de muita umidade e temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul.  É o que informa o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Entre hoje e amanhã, o ingresso de ar úmido favorecerá o aumento da nebulosidade e a ocorrência de pancadas isoladas de chuva. Na quarta-feira, a propagação de uma frente fria vai provocar chuva, com possibilidade de temporais isolados.

Os volumes esperados deverão oscilar entre 30 e 60 mm na maioria das regiões. Na Zona Sul do Estado, chove mais, com valores oscilando entre  65 e 80 mm.
 

Cinco regiões tem mudanças de bandeira de riscos da Covid-19 no Rio Grande do Sul
Porto Alegre - As regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana começam esta semana com bandeira vermelha na classificação do modelo de distanciamento controlado do Estado para frear o avanço da pandemia de Covid-19. 

A nova condição restringe a abertura de comércios e de empresas de serviços dos municípios dessas regiões.

 A nova classificação dessas regiões acontece após a verificação de aumento dos casos de doença nesses locais e menor disponibilidade hospitalar de atendimento. 
As medidas foram apresentadas no último sábado, pelo governo estadual e valerão pelo menos até o dia 21 de junho.  

Entretanto, a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste decidiu no final de semana não acatar a decisão da mudança de bandeira e orientou os municípios fa região a manterem a rotina da última semana, até que o governo estadual esclareça melhor as razoões técnicas que embasaram a decisão.   

Governo reajusta preços mínimos das culturas de verão e de sementes 
Brasília - O governo federal brasileiro reajustou os preços mínimos para as safras de verão, para sementes do ciclo 2020/2021 e dos produtos das regiões Norte e Nordeste da safra 2021. 
O reajuste médio foi de 8,24%. Os preços mínimos têm como base os custos variáveis de produção das lavouras. Outros indicadores de mercado também são considerados, como o custo médio da produção regional.

O arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foi reajustado em 3,8%. Já o preço mínimo da soja no Brasil subiu 4,55%.  O milho em Mato Grosso, maior estado produtor, alcançou 13,01%. O reajuste do algodão foi de 12,43% e do leite, 4,85%. 

Os novos valores foram publicados por meio de Portaria, na última sexta-feira. Os valores dos produtos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) foram fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no último dia 29 de maio.

A Política de Garantia de Preços Mínimos é uma ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais, assegurar uma remuneração básica e equilibrar a oferta de alimentos. 
 

 Uruguai registra queda acentuada do número de  trabalhadores do campo
Montevideo - O setor rural uruguaio deixou de empregar 20 mil pesoas entre 2014 e o fim de 2019. Esse e outros dados foram elaborados pelo Escritório de Política e Programação Agrícola, do governo oriental. 

O declínio é observado desde 2011, quando o setor gerava 190.000 empregos. Em 2019, foram 140 mil. Deste total, 58% dos trabalhadores atuam na pecuária. 
Na agricultura uruguaia, dos 13.500 trabalhadores em 2019, 3 mil atual em lavouras arrozeiras - 13% abaixo do que foi em  2014. 

 Mapa faz aprensão e suspende empresa que  comercializava sementes ilegais

Campo Verde - Duas mil e setecentas toneladas de sementes de soja para comercialização, cultivadas em campos de produção de sementes não inscritos no Ministério da Agricultura, foram apreendidas durante ação de fiscalização numa empresa  de Campo Verde (MT). As sementes estavam armazenadas em sacos de 1.000 quilos, todos da mesma cultivar, inscrita no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e protegida junto Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC).

Foi lavrado auto de infração, por desobediência à Legislação de Sementes e Mudas, e suspensa a comercialização das sementes, como medida cautelar. 

Segunda a coordenadora-geral de Sementes e Mudas da Secretaria de Defesa Agropecuária, Virgínia Carpi, entre as penalidades previstas estão a suspensão ou a cassação da inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) e multa que pode chegar a duas vezes e meia o valor comercial do produto fiscalizado. 

As ações de combate às sementes e mudas ilegais são realizadas pelas equipes estaduais e interestaduais do Mapa.  

 Presidente da Argentina recebe diretores da Vincentin e confirma estatização da empresa  
Santa Fé - Os proprietários da empresa de agro-exportação Vicentin rejeitaram a intervenção e a desapropriação da empresa, anunciada pelo governo argentino, na semana passada. 
Após serem recebidos na sexta-feira pelo presidente Alberto Fernández, que reiterou a decisão, diretores da Vicentin publicaram nos principais jornais argentinos a pedido que classifica a medida como "injusta, arbitrária e ilegal".

A empresa, uma das principais exportadoras de grãos do país, tem uma dívida de 1 bilhão e 350 milhões de dólares e tinha entrado na justiça com pedido de falência preventiva. 
Os produtores rurais também reagiram mal à iniciativa do governo Fernández, criticando o que eles chamam de  interferência do estado na economia privada. 

Entrevistado no programa Conexão Rural do último sábado, o vice-presidente da Confederação Rural da Argentina, Martin Rapetti, lamentou a decisão, segundo ele movida por razões ideológicas. Para Martin, o processo de transferência do controle da empresa à estatal YPF é questionável juridicamente. 

O dirigente também reclama das condições desfavoráveis para se produzir alimentos na argentina, especialmente a soja. A alta tributação, somada a um câmbio de moedas  diferentes taxas e a insegurança jurídica preocupa os produtores rurais. 
 

Sindicato faz alerta a pecuaristas para mudança de Instrução Normativa do Mapa 
Santiago R/S - O Sindica
to Rural de Santiago lançou carta alertando criadores de todo o país para a iniciativa do Ministério da Agricultura da criação do chamado ClassiboV, uma Instrução Normativa que anula outra IN, a 09/2004. 

Ambas tratam da classificação de carcaças pelos frigoríficos, que, segundo o alerta, promoverá "graves prejuízos econômicos aos produtores rurais de todo país". 
José Luiz Dalosto, presidente do Sindicato Rural de Santiago, que abrange também os municípios de Unistalda e Capão do Cipó, em entrevista ao programa Conexão Rural do último sábado, justificou sua preocupação. 

 Dalosto diz que a troca de Instrução Normativa, ao contrário de resolver, vai potencializar mais ainda antigas queixas dos pecuaristas - como as toaletes excessivas e o desconto do frio, praticado no RS. No próximo dia 23 de junho, haverá reunião na CNA para debater o tema. Ao reclamar que até agora os produtores não foram ouvidos, Dalosto pede que pecuarista e as federações participem deste debate. 

Produção/Conexão Rural