Secretário de Agricultura dos EUA critica proibição do dicamba

Secretário de Agricultura dos EUA critica proibição do dicamba

 

Washington - O secretário de Agricultura dos EUA (equivalente no Brail a ministro), Sonny Perdue criticou a decisão do Tribunal de Apelações do 9º Circuito dos Estados Unidos de cancelar os registros de herbicidas que possuam como princípio ativo o Dicamba. na sua avaliação,  os três juízes deste tribunal, com sede na cidade de São Francisco, estado da Califónia, "Eliminaram uma das ferramentas dos produtores americanos para combater ervas daninhas". Perdue  defendeu o trabalho científico da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) e afirmou que o Departamento de Agricultura do País (USDA, sigla em inglês) irá sempre apoiasr os seus parceiros federais - no caso a Epa. 

O 9º Circuito é o maior dos 13 tribunais de apelação norte americanos, que funcionam como Corte intermediárias em relação às cortes federais. 

O que disse Sonny Perdue: 

“Os produtores precisam de todas as ferramentas em sua caixa de ferramentas para produzir alimentos, combustíveis e fibras no mundo, e o USDA reafirma seu apoio ao processo científico da EPA para avaliar e gerenciar riscos ecológicos, equilibrado com os benefícios agrícolas e sociais da proteção de culturas Ferramentas. O USDA está pronto para ajudar seus parceiros federais a atingir esse objetivo. Os agricultores da América gastaram muito dinheiro com ferramentas de proteção de culturas anteriormente permitidas.

Encorajo a EPA a usar todas as flexibilidades disponíveis para permitir o uso contínuo de produtos de dicamba já comprados, que são uma ferramenta para os agricultores americanos combaterem ervas daninhas resistentes a muitos outros herbicidas, em campos já plantados. Infelizmente, o nono circuito optou por eliminar uma dessas ferramentas". 

(Fonte: USDA)