Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta quinta-feira, 28/05/2020

Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta quinta-feira, 28/05/2020

MANCHETES 
*
Portos gaúchos registram aumento de embarques

* Secretaria da Agricultura, MPE e entidades rurais analisam relatório do 2,4-D  

* Governo argentino repudia ação criminosa que queimou lavouras do vice-presidente da Confederação Rural

* Prorrogados prazos para pagamentos do Funterra, Feaper e troca-troca 

* Bioinsumos serão incluídos no Plano Safra

* Cadeia da soja argentina propõem redução tributária gradativa

http://conexaoruralrs.com.br/audios.php

Mercado financeiro 
O Dólar fechou a terça-feira valendo R$ 5,27 ,  queda de 1,47% sobre a sexta-feira
O Euro encerrou em R$ 5,80,  queda de 1,27%
O Real ficou cotado em: 
12, 95 Pesos Argentinos
8,06 Pesos Uruguaios
1.250 Guaranis Paraguaios
O índice Ibovespa teve alta de 2,90%  nos negócios. 
>>>
NOTÍCIAS 
Cadeia da soja argentina propõem redução tributária gradativa
Buenos Aires - A Associação da Cadeia de Soja da Argentina (ACSOJA), juntamente com a Fundação Agrícola de Desenvolvimento da Argentina (FADA) apresentaram projeto sobre a carga tributária da cadeia produtiva da soja e propuseram a  eliminação de 2 pontos percentuais por ano das taxas de exportação para que o cultivo permaneça lucrativo.
Segundo as entidades, a situação tributária ameaça o futuro da produção, comercialização e industrialização da soja.  
A carga tributária dos três elos da cadeia é de 150 dólares por tonelada de soja. Os direitos de exportação correspondem por 66% desses valores. 

Prorrogados prazos de financiamentos do Funterra e do Feaper
Porto Alegre - A Secretaria Estadual da Agricultura publicou, nesta quinta-feira, resoluções que prorrogam os prazos de pagamento dos financiamentos do Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul (Funterra) e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Ficou definido que todas as parcelas dos contratos vigentes com vencimento entre janeiro a outubro deste ano, podem ser acertados a partir de 30 de novembro deste ano.   
A justificativa para a prorrogação é a dificuldades dos produtores com a pandemia do coronavírus e com a estiagem do Estado. 

As parcelas do Programa Troca-Troca de Sementes - Safra e Safrinha 2019/2020, também tiveram o seu vencimento prorrogado, para o próximo dia de 10 de junho. A Fetag, entretanto, pede a anistia dessas dívidas, sob a jutificativa da estiagem. 
 

 Bioinsumos serão incluídos no Plano Safra, afirma Tereza Cristina 
São Paulo - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que os bioinsumos serão incluidos no próximo Plano Agrícola. 
Bioinsumos são produtos utilizados para controle de pragas e doenças da agricultura e da pecuária, feitos à base de susbatâncias naturais. O setor também terá um programa nacional, a ser lançando antes do anúncio do plano safra.  

Segundo a ministra, há um aumento considerável de registro de produtos com base biológica, nacionais e importados, nestes últimos anos. Dados do Mapa apontam para 10 milhões de hectares que se utilizam do controle biológico de pragas no Brasil. 

O setor de bioinsumos será fomentado por linhas de crédito subsidiado pelos programas Prodecoop e Inovagro.

 Adesão ao cadastro de aplicação do 2,4-D foi baixo, atestou levantamento 
Porto Alegre - Em videoconferência, nesta quarta-feira, entre a Secretaria da Agricultura, Ministério Público Estadual e entidades do setor agropecuário, foi feito um balanço da eficácia das instruções normativas editadas em 2019 para conter a deriva de do 2,4-D.

Recente relatório da secretaria entregue ao MPE mostrou que a deriva do herbicida chegou a 87,13% das amostras, nesta última safra. 

Segundo a secretaria, 50 multas foram aplicadas por mau uso desses produtos.  

O estudo também verificou baixa adesão dos produtores e de comerciantes aos cadastros de declaração de compra e de aplicação de herbicidas.  
Uma das resoluções do encontro de ontem é que para integrar o cadastro de aplicador de agrotóxicos da Secretaria da Agricultura, o profissional deve fazer um curso presencial, mesmo que hajam ofertas de cursos online para esta especialização. 

O grupo de trabalho deve se reunir na próxima semana para definir novas ações que reforcem a aplicação das instruções normativas já estabelecidas.
 

Prejuízos causados pela estiagem à produção gaúcha de leite são medidos - Repórter Nestor Tipa Jr.  

Ação criminosa queimou lavouras do vice-presidente da Confederação Rural argentina 
O ministro da Agricultura a Argentina, Luis Basterra, repudiou um incêndio no campo do vice-presidente das Confederações Rurais da Argentina (CRA), Gabriel de Raedemaeker, na província de Córdoba. O incidente foi considerado como intencional, queimando cinco hectares de trigo e 30 hectares de milho de um lote de 100 hectares.
Em comunicado, o ministro afirmou que “repudia categoricamente os atos de vandalismo contra o setor agropecuário, como são os incêndios intencionais ou ataques ao silos de qualquer produtor do país”.

Já a Confederação Rural afirma que “a quebra de silos, o abigeato, assassinatos de produtores e incêndios intencionais” estão ocorrendo cada vez com mais frequência. E pede, "Ao governo argentino que garanta a seus cidadãos o livre exercício dos seus direitos democráticos e que reclamar seja um direito de todos e não de alguns poucos protegidos".  


Portos gaúchos registram aumento de embarques
Rio Grande - Os portos do Rio Grande do Sul - de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande - registraram movimentação 4,89% maior nos primeiros quatro meses deste ano ante igual período do ano passado, informou a Superintendência dos Portos do Estado. No período, 11,86 milhões de toneladas foram transportadas pelos portos gaúchos.

O resultado, segundo a superintendência, foi puxado pelo aumento nas exportações de soja no Porto do Rio Grande, que registraram alta de 67% em relação ao mesmo período do ano passado, com 3 milhões de toneladas embarcadas. O terminal de Rio Grande respondeu por 11,2 milhões das toneladas movimentadas no período.
 

Já o porto de Pelotas registrou incremento de 14,8% nas toras de madeiras movimentadas no primeiro quadrimestre deste ano, com 306,3 mil toneladas. No terminal de Porto Alegre, o destaque foi a movimentação de fertilizantes, com volume 5,4% maior, para 169 mil toneladas neste mesmo período. 
 

Ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição de quinta-feira, 28/05/2020