Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta quarta-feira, 27/05/2020

Leia e ouça o Repórter Sicredi/Conexão Rural, edição desta quarta-feira, 27/05/2020

MANCHETES 
* Farsul orienta produtores sobre devoluções relativas ao Plano Collor

* Frente Parlamentar Federal cria grupo para ajudar setor leiteiro

* Polícia Civil prende quadrilha que roubava propriedades rurais no RS

* Mercado do algodão abre ciclo de palestras do Sindag

* Golpistas agem em nome da Agricultura do Estado 

* RS - Deputados sugerem criação de fundo para estiagens 


http://conexaoruralrs.com.br/audios.php

Mercado financeiro 
O Dólar fechou a terça-feira valendo R$ 5,35 ,  queda de 1,83% sobre a sexta-feira
O Euro encerrou em R$ 5,88,  queda de 1,03%
O Real ficou cotado em: 
12, 76 Pesos Argentinos
7,99 Pesos Uruguaios
1.250 Guaranis Paraguaios
O índice Ibovespa teve queda de 0,23%  nos negócios. 
>>>
NOTÍCIAS 
Mercado do algodão abre ciclo de palestras do Sindag
Bahia - A atual conjuntura do setor algodoeiro do Brasil será debatida, nesta quarta-feira, na abertura do ciclo de palestras do Congresso Web 2020, promovido pelo Sindicado Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). 

A palestra será feita pelo presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Busato. A transmissão será a partir das 16 horas, pelo canal do Sindag no YouTube. (www.youtube.com/sindagaviacaoagricola).

O congresso segue até 23 de julho. Além das palestras semanais, a programação prevê rodadas de negócios para fornecedores de tecnologias, produtos e serviços, e encontros de empresários aeroagrícolas, além de debates sobre políticas para o setor e uma mesa redonda com pesquisadores. A programação completa pode ser conferida no link congressoavag.org.br/congresso-web-programacao. 


Golpistas agem em nome da Agricultura do Estado 
Porto Alegre - A Secretaria Estadual da alerta prefeituras e produtores rurais para a ação de golpistas que, em nome do Estado, oferecem produtos e serviços em troca de depósito pelo frete. 
A Secretaria destaca que o governo não comercializa materiais e informa que já encaminhou ofício à Polícia Civil solicitando providências. 
E também orienta aqueles que forem contatados por golpistas que registre boletim de ocorrência na delegacia de policia mais próxima.
 
Frente Parlamentar Federal cria grupo para ajudar setor leiteiro
Brasília - A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) aprovou, em reunião virtual nesta terça-feira 26, a criação de um grupo para tratar da crise do setor leiteiro. O grupo será coordenado pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR).

Os pleitos do setor serão levados ao Mapa, a aos  ministérios da Cidadania e da Educação, responsáveis, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A ideia é ampliar as compras de leite por meio dessas duas ações do governo federal.

Assim como o deputado Alceu Moreira, presidente da FPA, o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, também participou da reunião virtual da FPA. Ele expôs as dificuldades enfrentadas pelo setor, que passam pelos baixos preços do litro de leite ao produtor, altos custos de produção, carga tributária eleva e endividamento rural.

Farsul orienta produtores sobre devoluções relativas ao Plano Collor
Porto Alegre - Os produtores com contratos de crédito rural assinados antes de março de 1990 e pagos após essa data, têm direito à restituição dos valores repassados a mais. 
Esse é o entedimento do Superior Tribunal de Justiça, publicado dia 15 de maio. 

Esses produtores,com contratos quitados ou mesmo renegociados ou com inadimplência, podem entrar com medida judicial individual contra o Banco do Brasil ou contra a União. 
O diretor Jurídico da Farsul, Nestor Hein orienta os produtores que se enquadram nessas condições a reunir cópia da cédula rural e todos os demonstrativos de pagamentos. 
Caso não possua os comprovantes do financiamento,  explicou o advogado, pode se solicitar cópia no Cartório do Registro de Imóveis da cidade da agência bancária onde a operação foi feita. 

RS - Deputados sugerem criação de fundo para estiagens -
Repórter Cristian Costa 

Polícia Civil prende quadrilha que roubava propriedades rurais no RS
Ijuí - Uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de defensivos agrícolas e outros crimes rurais no RS foi desmantelada durante operação da Polícia Civil, nesta terça-feira. A operação São Diogo, da Decrab, cumpriu mandados em Ijuí, onde foram presos três elementos da quadrilha. Um quarto homem, líder do bando, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal. 

Foram apreendidos defensivos agrícolas contrabandeados,  produtos agrícolas adulterados e falsificados, cheques e dinheiro de receptadores, e veículos usados nos roubos à propriedades. 
Os ladrões começaram a ser investigados em janeiro deste ano, após agirem numa propriedade rural de Pedras Altas, quando mantiveram uma família refém. 

Coordenador da operação, o delegado titular da Decrab comentou que com a prisões haverá  uma diminuição neste tipo de roubo no estado e a quadrilha agiu em Rio Grande, Bagé, São Vicente do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Lageado, Cruz Alta, Santiago, Uruguaiana e São Gabriel.