Repórter Sicredi-Conexão Rural  - Leia os destaques e ouça a edição desta segunda-feira, 6 de abril de 2020

Repórter Sicredi-Conexão Rural - Leia os destaques e ouça a edição desta segunda-feira, 6 de abril de 2020

Destaques 

* Plano Safra pode ser antecipado, diz ministra Tereza Cristina
* Em nota nota oficial Farsul contesta posição do Sicadergs e defende livre mercado
* Países assinam acordo para garantir abastecimento durante pandemia
* Preços em baixa dos suinos atingem principalmente criadores independentes 
* Brasil exporta 350 mil t de carne de frango em março

Porto Alegre -  O posicionamento do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul, contrário a opção dos criadores gaúchos de comercializar o gado com empresas que exportam os animais vivos foi contestado pela Farsul. 
Em nota oficial, divulgada no último sábado, a Federação da Agricultura defende a liberdade de o produtor vender o seu gado para quem melhor o remunere. No mesmo texto, a Farsul lembra que o livre comércio vale para os frigoríficos gúchos, que mesmo com oferta abundante no estado, negocia com criadores do centro-oeste. 
Em entrevista concedida ao Conexão Rural, no sábado, o presidente do Sicadegs, Ronei Lauxen, reforçou a incorfomidade com a concorrência dos exportadores, após um embarque de 20 mil cabeças para Jordânia, na semana passada. Para Lauxen, não somente os frigoríficos são prejudicados. 

 

O presidente do Sicadergs também disse que a exportação de gado em pé também pode ser prejudicial aos criadores. 
Na mesma edição do programa, o diretor jurídico da Farsul, Nestor Hein, cristicou a postura da entidade que representa indústria frigorífica. 
Nestor Hein também questinou a permanência e a legalidade do chamado desconto frio da carcaça. O mecanismo permite o desconto de 2% do valor a ser recebido pelos produtores, por causa da alegada perda de peso no processo de resfriamento.  

América Latina - Para garantir o abastecimento de alimentos a 620 milhões de pessoas da América Latina, durante a pandemia da Covid - 19, representantes de 25 países do continente latino americano, incluindo o Brasil e Caribe,  assinaram uma declaração.

Porto Alegre -  A tendência de baixa dos preços dos suínos, verificada nas últimas duas semanas em função da queda de consumo por causa das regras de isolamento, vem trazendo prejuízos aqueles produtores que não pertencem ao sistema integrado de produção. Como explicou o presidente dos Criadores de Suínos do Rio Grande Sul, Valdecir Folador, ao Conexão Rural. 

Folador informou que com o consumo menor, frigoríficos reduziram expressivamente a produção. A espeança do dirigente é na manutenção do mercado externo 
 

São Paulo - As exportações brasileiras de carne de frango, in natura e processado, totalizaram 349,5 mil toneladas em março, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).  O número é 2,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 340,5 mil toneladas.
A receita dos embarques, porém dimunuiu em 1,7%, se comparada a março de 2019, quando foram mvimentados  US$ 562,2 milhões.
A receita trimestral ficou em US$ 1,635 bilhão, número 6% maior que o saldo relativo a 2019. 

Brasília - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse neste domingo que é possível que haja antecipação da liberação de recursos para o próximo Plano Safra. 
Na conversa, com a plataforma agro saber, Cristina disse que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes e que ambos terão nos próximos dias uma reunião para tratar do crédito agrícola. Na mesma entrevista, em que o ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que se mostrou preocupado com a pouca oferta de crédito para a safra futura, a ministra disse estar "até pensando em antecipar o Plano Safra, para dar um norte ao produtor, pois sabemos que isso representa só 40% do que se precisa para que toda a engrenagem trabalhe”. 

 

OUÇA O REPÓRTER SICREDI DESTA SEGUNDA-FEIRA, 6 DE ABRIL DE 2020