Leia e ouça - Leia e ouça -

Leia e ouça - Leia e ouça - "O mundo será diferente depois de tudo isso", diz presidente da Farsul

"Qual Brasil e qual o mundo surgirão depois de tudo isso ninguém sabe, mas não serão os mesmos". A indagação com tom de expectativa é feita pela mais respeitada liderança atual do agronegócio gaúcho. Gedeão Silveira Pereira, além de presidir a entidade mais tradicional do Rio Grande do Sul, a Farsul, responde por um dos mais importantes cargos da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA). 

Mesmo confinado na Estância Santa Maria, em Bagé, o produtor-dirigente mantêm uma rotina ativa, entre o acompanhamento das lidas da propriedade, tocada pelo filho homônimo e pelas articulações com outras lideranças estaduais e nacionais. O seu papel é bem definido: preservar ao máximo a atividade rural, assim como a dos seus clientes e fornecedores das restrições impostas pelo Coronavírus. 

Conexão Rural - O pessoal de Bagé deve estar preocupado após o surgimento dos primeiros casos de Coronavírus ai?

Gedeão Pereira - É um momento inusitado. As nossas gerações que estão na terra não viram nada igual e ninguém sabe que Brasil e que mundo vamos ter daqui a 60 ou 90 dias. Aqui (em Bagé) tivemos o primeiro caso (de coronavírus) com o provedor da Santa Casa que deu postivo, mas já está bem, e uma outra pessoa que teve sintomas leves. Mas claro, estamos todos muito apreensivos, o mundo está. O que estamos vendo na Europa é apavorante. 

CR - Qual a avaliação que o senhor faz dos efeitos de tudo isso até ana atividade rural e dos seus parceiros, como a indústria, até aqui?

Gedeão Pereira  - É bom salientar que o Rio Grande do Sul está duplamente golpeado, pelo Coronavírus e pelo clima, o qual tem gerado uma considerável quebra de safra da soja este ano. Desde a semana passada as lideranças do estado e o governador estão conectados, monitorando a crise. Diante das medidas de isolamento social tomadas, corretamente, pelo governador, pedimos que no decreto fosse inserida a manutenção daquelas atividades essemciais à atividade, como as revendas de peças de máquinas e demais estabelecimentos agrícolasde, mesmo que em regime de plantão. O fato de estarmos em plena safra de grãos pesou bastante e creio que fomos compreedidos.  
E reitero: o governador Eduardo Leite tem sido magistral na condução desse processo. 
Ouça abaixo o restante da entrevista 

 

Entrevista com Gedeão Pereira, Presidente da Farsul