Exclusivo: Fiscais apelam para interrupção da vacina contra a aftosa

Exclusivo: Fiscais apelam para interrupção da vacina contra a aftosa

A Associação dois Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) quer que o governo estadual suspenda a vacinação contra a febre aftosa. O alerta é para os riscos para os quais estão sendo expostos criadores e funcionários nas 250 inspetorias de defesa agropecuária no interior do Estado, onde os comprovantes de vacinação precisam ser entregues.

"É um contrassenso que coloca em risco a saúde e a vida dos servidores, de seus familiares, dos produtores e de toda a sociedade. É um descaso que vai totalmente na contramão da recomendação nacional e mundial em relação ao isolamento social para evitar a contaminação", diz trecho de texto divulgado no site da associação.

Na tarde desta segunda-feira (23), a pedido do Conexão Rural, o presidente da entidade, Pablo Fagundes Ataíde, enviou um vídeo no qual ele demonstra preocupação com a manutenção da vacinação, bem como pede sua postergação. (Assista abaixo do texto).

Mesmo com os apelos, na sexta-feira (20), a Seapdr decidiu manter a vacinação, mas com ampliação do prazo de entrega da comprovação, que vai até o dia 30 de abril. Já o período da vacina se encerra no dia 14 de abril. A secretaria também recomendou que os criadores enviem a comprovação por aplicativo de celular ou por email aos escritórios dos IVZs. 

Por Alex Soares